Saiba mais

Saiba mais

A Educação a Distância tem apresentado grande expansão como ferramenta de alcance da formação inicial e continuada nos diversos municípios do Estado da Bahia, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, programa criado pelo Ministério da Educação e operacionalizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – CAPES/MEC, para fomentar a EAD no setor público através das Instituições de Ensino Superior e governos locais.

O Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior, com prioridade para formação de professores. Essa articulação, através do Fórum Permanente de Formação Docente – FORPROF/BA - estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em município/microrregião por meio dos polos de apoio presencial.

Na Bahia, existem, atualmente, 58 polos de apoio formativo, dentre eles 32 municipais e 26 estaduais, dos quais 16 estão em atividade. A Secretaria Estadual da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT, é a instituição mantenedora dos 26 polos estaduais, sendo responsável pela implantação e manutenção da infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos para o pleno desenvolvimento das atividades dos cursos à distância. É válido ressaltar que dos referidos polos, 8 contam com a parceria de prefeituras no que concerne à estruturação física do espaço, apoio firmado através de Termo de Cooperação Técnica. Os 16 polos estaduais que atualmente estão em funcionamento, atuam em consonância com os modelos de EAD de cada universidade que oferta cursos, utilizando diversas mídias e sistemas de ensino integrado a plataformas digitais, com tutoria a distancia e presencial.

Esses centros são dotados de infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos que garante o pleno desenvolvimento das atividades dos cursos com qualidade, segundo as diretrizes da CAPES e contínua avaliação deste órgão do MEC. Cada polo de apoio visa atender a população residente num raio de 100 km da sua localização, constituindo-se numa estrutura territorializada, e não em um espaço de atendimento apenas dos moradores do município sede. Dessa forma, o grande desafio é consolidar um parque tecnológico e institucional sustentável que seja capaz de expandir com solidez e estratégia impulsionando o desenvolvimento regional dos diversos territórios de identidade do estado. Compõem a UAB as instituições partícipes do consórcio de universidades públicas da Bahia – UNEB, UESC, UEFS, UESB, UFBA, UFRB, IFBAIANO, UNIVASF e IFBA.

[<] Lista dos Polos UAB

Notícias Relacionadas