XXIII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

Entre domingo (27/10) e terça-feira (29/10), Salvador sedia o XXIII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, evento realizado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O Encontro acontece no Centro de Convenções e vai discutir, entre outras temáticas, o Sistema Nacional de Educação e o Pacto Federativo Brasileiro. A abertura acontece no domingo (27/10), às 18h30, com a participação do Secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

“Este é um momento importante de convergências. Nas conferências municipais de educação, tivemos uma ampla participação dos conselhos municipais, assim com na Conferência Estadual de Educação, realizada neste mês de outubro, quando muitos delegados representaram os conselhos, ressaltando a importância e o papel destes organismos no fortalecimento dos processos educacionais. No Encontro, vamos discutir, especialmente, a colaboração entre os entes federativos”, disse Nildon Pitombo, coordenador do Fórum Estadual de Educação.

A expectativa é reunir cerca de 1.500 pessoas, entre conselheiros de educação, secretários municipais e educadores de todo Brasil. Para Gilvânia Nascimento, professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e coordenadora da Uncme na Bahia, o encontro também vai debater temas ligados aos docentes. “Vamos tratar da valorização do profissional da educação e sobre financiamento. Sempre avançamos muito no debate nestas ocasiões”, disse.