UNEB forma 2ª turma em letras pelo PROESP

Palavras-chave:

No dia 28 de setembro de 2012, 37 alunos do curso de letras da Universidade Estadual da Bahia, através do Programa de Apoio a Educação Especial – PROESP, colaram grau no auditório do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais, na Uneb, em Juazeiro.

Estiveram presentes, dentre outros, a Diretora do Departamento de Ciências Humanas, Profª Aurilene Rodrigues Lima, o Pró-reitor, José Bites de Carvalho, a Assessora de Programas Especiais, Profª Norma Neyde Queiroz de Moraes, a Profª Irene Maurício Cazorla, Diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira - IAT, a Profª Francisca de Assis de Sá, o Profº Cosme Batista dos Santos, patrono da turma; a patronesse da turma, Profª Cecília Rocha Lourenço, Elioteneze Batista F. dos Santos, homenageada especial; e Edna da Cruz Batista, oradora da turma.



O Programa de Apoio à Educação Especial -PROESP é uma iniciativa do Ministério da Educação/SEESP, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O objetivo é apoiar projetos de pesquisa e formação de recursos humanos, no âmbito da pós-graduação stricto sensu, voltados à produção e avaliação de referenciais, metodologias e recursos de acessibilidade na educação, e demais processos pedagógicos e formativos, que envolvem o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, de forma complementar ou suplementar à escolarização.

O programa foi estruturado, na 1ª etapa, em 11 polos nos departamentos de Alagoinhas, Jacobina, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Barreiras, Teixeira de Freitas, Conceição do Coité, Eunápolis, Brumado, Ipiaú e Seabra. Foram 850 vagas para 70 municípios dos territórios de abrangência dos departamentos da UNEB, com os cursos de letras, matemática, biologia, história e geografia.

Em 2005, a UNEB deu início à 2ª etapa do PROESP, ofertando os cursos de letras, matemática e biologia nos polos de Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Irecê e Senhor do Bonfim. Foram 297 alunos matriculados nos 46 municípios vinculados à área onde os cursos foram implantados e destes, 258 alunos concluíram, o que corresponde a 86,86% de aprovação.

A terceira etapa, ora em fase de conclusão, ofereceu 614 vagas nas áreas de letras, matemática, geografia, história, biologia, física, química, educação física e artes. Estes cursos estão distribuídos nos polos correspondentes aos departamentos de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jacobina, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Guanambi e Teixeira de Freitas, com abrangência em 86 municípios.

Nas avaliações realizadas, e no decorrer dos cursos, os alunos foram unânimes em reconhecer o valor da formação, não só pela satisfação pessoal, como também pela relevância no processo de ensino e aprendizagem.

Confira AQUI o discurso completo da oradora da turma, Edna da Cruz Batista.

Notícias Relacionadas