Trabalhos desenvolvidos no Ciência na Escola participam da SBPC

Palavras-chave:

Professores e estudantes da rede estadual, que fazem parte do Programa Ciência na Escola, iniciam nesta sexta-feira (01/07) a participação na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com a apresentação de 11 projetos desenvolvidos por estudantes e 13 trabalhos realizados por professores. A SBPC acontece de 1º a 9 de julho, em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, e busca fomentar a produção científica na educação básica.

Abílio Peixoto, professor formador do Ciência na Escola, apresentará o trabalho “Construindo e Investigando Inovações Educacionais para a Sala de Aula”, que busca introduzir inovações cientificas na rotina do professor. “Esse projeto, trabalha primeiro com o educador para que ele seja um multiplicador da inovação cientifica na escola. Começamos a realizar esse trabalho em 2013 e, no mesmo ano, foram desenvolvidos por estudantes 205 projetos, em todo o estado da Bahia. Então eu posso afirmar que o nosso objetivo, de despertar, no estudante, a investigação cientifica, para que ele tenha uma participação mais crítica e ativa na sua comunidade está sendo cumprido”, comemora Abílio.

Desenvolvido no Colégio Estadual Machado de Assis, em Teixeira de Freitas, o projeto“Desengordurante Natural” consiste na utilização de elementos naturais e frutas comuns em casa para remoção de gorduras, como a laranja, o limão juntamente e o bicarbonato de sódio. “O nosso objetivo com a criação do desengordurante natural, é mostrar que podemos utilizar produtos naturais em vez de produtos industrializados e altamente químicos. Participamos do programa Ciência na Escola, e podemos afirmar que o ele foi um grande incentivador na prática de pesquisa em nossas vidas”, explicou a estudante Izabele Gomes, que participará da SBPC.

“Apresentar o nosso projeto em outro local, nos traz uma expectativa muito grande. Vamos lá representar a nossa escola e trazer muitas experiências. O meu projeto buscou observar a quantidade de alunos que tem a vida sexual ativa, que usam preservativo, e se realizam, ou não, o exame de HIV. Com essa pesquisa concluímos que apenas 31% dos jovens do colégio têm total cuidado com sua saúde e sua vida sexual, por inteiro. O nosso objetivo é conscientizar os jovens no cuidado com a saúde e sexualidade, se preservando de problemas futuros”, afirmou o estudante Rodrigo Cordeiro, do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, em Teixeira de Freitas. Ele leva para a SBPC o projeto “Saúde Sexual, Informação Para Todos”, elaborado com o colega Jonatas Rodrigues.

 

.

 

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas