Seminário 35 anos do IAT tem abertura com homenagens ao idealizador e ex-diretores

O Seminário em comemoração dos 35 anos de fundação do Instituto Anísio Teixeira-IAT foi aberto nesta segunda-feira (12) com a presença de diversas autoridades, como o subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo, que representou o governador Rui Costa. A solenidade de abertura contou uma homenagem póstuma ao ex-secretário da Educação e Cultura do Estado da Bahia, Professor Edivaldo Boaventura, que foi o idealizador do órgão. Além de um vídeo com depoimentos do professor, o diretor Matheus Barreto Gomes entregou uma placa a Lídia Pimenta Boaventura, filha do homenageado.

Emocionada, a professora Lídia Pimenta agradeceu a homenagem, reconhecendo as contribuições que o seu pai deixou para o Estado, notadamente nas áreas de educação e cultura. “É com muito orgulho que participo deste momento, em reconhecimento ao legado deixado por meu pai. Ele sempre se preocupou com essas questões, e muitas delas eu pude acompanhar de perto. Ao longo dos anos eu fui vendo a dedicação dele a esses trabalhos, por isso entendo ser justa essa homenagem, e agraço de coração em nome de meu irmão e minha mãe, que não pode estar presente devido à sua emoção, já que foi muito recente (a morte do professor Edivaldo Boaventura).

Além do ex-secretário Edivaldo Boaventura, os nove ex-diretores do IAT também foram homenageados em reconhecimento aos serviços prestados como gestores do órgão: Hildérico Pinheiro de Oliveira, Maria José Oliveira Palmeira, Silvia Ganem Assmar, Iara Vira Lima Soares, Penildon Silva Filho, Irene Mauricio Cazorla, Nildon Carlos Pitombo, Severiano Alves de Souza e Desiderio Bispo de Melo.

Mesa Redonda

À tarde aconteceram duas mesas redondas com importantes temáticas. A primeira, “As contribuições do Instituto Anísio Teixeira para a Educação no Estado da Bahia”, com o Dr. Alfredo Eurico Rodrigues Matta (Uneb), Marcelo Farias Pinheiro (SEC) e mediação da professora Ana Cristina Rangel (IAT). Outra concorrida mesa redonda foi “Anísio Teixeira: vida, obra e contribuições para a educação contemporânea, com os professores João Augusto de Lima Rocha (Ufba), Iracy Silva Picanço (Ufba) e Maridaura Leda de Almeida Vita (SEC), com mediação do jornalista Edson Rodrigues (IAT).

Na tarde desta segunda-feira aconteceram ainda diversas outras atividades, como as apresentações orais dos classificados no ‘Prêmio IAT de Redação’, ‘Socialização de Práticas Inovadoras’, além de vários workshops e oficinas.