Selecionados para Stem TechCamp devem confirmar participação até terça (12)

Palavras-chave:

Os educadores selecionados para o STEM TechCamp +BA têm até terça-feira (12), para confirmar a participação no evento que acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), em Salvador. Os professores selecionados devem responder, formalmente, a comunicação enviada aos respectivos e-mails informados no ato da inscrição. Caso a participação não seja confirmada, a vaga será disponibilizada e divulgada entre os dias 12 e 13 para os profissionais que estão em lista de espera.

O encontro, fruto do edital publicado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e organizado pelo IAT, tem o objetivo de criar uma rede de profissionais da educação familiarizados com o STEM – Science, TEchnology, Engineering and Mathematic (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Otimista com a seleção, o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim, afirma que o perfil dos educadores escolhidos é bem diverso, o que fortalece a criação de um grupo. “É este público que vai começar a constituir uma primeira rede que trabalha com STEM na Bahia, e a gente quer que essa rede se amplie com os professores trabalhando em seus territórios e municípios”. Acrescenta que a expectativa é que o conteúdo da formação seja um impulsionador das atividades nas escolas. “Eles terão com quem trocar experiências e também o acompanhamento da equipe do IAT”, concluiu.

Durante o evento dos dias 3 e 4 de dezembro, acontecerão oficinas e estudos de casos. Haverá também uma mostra interativa, aberta ao público, que será no dia 4, das 14h às 17h. As professoras Silvani Neri e Laíse Lima, da Oficinas Lúdicas, farão uma atividade sobre aplicação de jogos de tabuleiros nas disciplinas curriculares. Um estudo de caso será realizado pela professora de Engenharia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Karla Esquerre, sobre o “Meninas nas Ciências de Dados”, programa desenvolvido para ensinar meninas entre 12 a 18 anos.

Como produzir aplicativos de jogos e para celular, bem como  técnicas de eletrônica serão os temas da oficina promovida pelas professoras Clara Matos e Brenda Costa, do projeto social “Oxenti Menina”. Já os educadores do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, Adriana Souza e Roberto Andrade, desenvolverão atividade de robótica com sucata e oficina com bonecas para ensinar matemática, trabalhar estética e empoderamento. A pedagogia hacker será o assunto da oficina da professora Karina Menezes, que terá o intuito de despertar a criatividade na educação infantil.

O STEM TechCamp BRASIL é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos.

Notícias Relacionadas