Secretaria realiza videoconferência sobre experiências artísticas e culturais nas escolas

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta quarta-feira, dia 15/05, no Instituto Anísio Teixeira e telessalas de todo o Estado, das 08h30 às 12h30, videoconferência com o tema “Experiências artísticas, culturais e coisas e tais na rede estadual de educação”. O evento faz parte de uma promoção de encontros formativos para professores com o objetivo de mobilizá-los para o desenvolvimento dos projetos culturais da Secretaria em suas unidades escolares: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove). A abertura oficial vai contar com a participação do secretário da Educação, Osvaldo Barreto e da superintendente de desenvolvimento da Educação Básica, Amélia Maraux.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

No evento, além das palestras programadas, os professores vão ter a oportunidade de apresentar dúvidas e sugestões para a execução dos projetos para 2013. “Nesta videoconferência, teremos o momento da escuta. Queremos que os professores falem sobre suas dificuldades e desafios que estão enfrentando. A partir daí, vamos discutir a metodologia, passos e procedimentos para execução dos projetos”, destaca a coordenadora de Projetos Intersetoriais, Nide Nobre.

Além das videoconferências, estão ocorrendo, nas Diretorias Regionais de Educação (Direc) e escolas do interior, debates entre os dirigentes e educadores para sensibilizar a participação dos professores. “No momento em que estamos com este sistema de encontros formativos, as Direc estão realizando reuniões em polos e grupos para pensar em todos os projetos AVE, Face, TAL, Prove e EPA”, explica a coordenadora.

Ainda, segundo Nide, as escolas que desejem realizar os projetos têm que ter o seu nome enviado para a Secretaria, por meio de sua respectiva Direc. “É importante que cada Direc nos envie o nome das unidades que estejam aderindo aos projetos para podermos descentralizar recursos para realizá-los”, enfatiza.

Iniciados em 2007, os projetos contam com estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e equivalentes. Essa iniciativa busca diversificar os currículos escolares, promovendo o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes e à cultura.