Secretaria realiza seminário sobre Programa de Atenção à Saúde do Professor

Palavras-chave:

Cinquenta profissionais das áreas de fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia, psicologia e, este ano, também de nutrição do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor estão reunidos até quinta-feira (6/02), no auditório da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no CAB, participando no Seminário Entre a saúde e a educação: conhecendo o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor. Além de recepcionar a equipe multiprofissional, o evento oportuniza momentos de troca de experiência e atualização profissional, contando com a colaboração de diretores, professores da rede estadual e dos profissionais que atuam ou já atuaram no programa realizado pela Secretaria da Educação do Estado.
 
“De 600 atendimentos a docentes da rede pública estadual, em 2009, quando o  Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor foi iniciado, pulamos para seis mil, em 2012. Esses números demonstram o crescimento do trabalho que estamos realizando e que, hoje, já atinge 288 escolas da rede”,  afirmou a coordenadora do Programa de Atenção e Valorização à Saúde do Professor, Regina Borges. Este ano, completa, os profissionais irão atuar no programa em escolas de nove polos de Salvador e região metropolitana, além do atendimento no SAC Educação.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Até o final do seminário, psicólogos e estagiários de psicologia vão apresentar os resultados da implantação do primeiro Programa de Estágio em Psicologia Escolar e Comunitária, iniciado no semestre passado, no Colégio Estadual Sete de Setembro, no Colégio Estadual Úrsula Catharino, no Colégio Estadual Adroaldo Ribeiro Costa e no Colégio Estadual Teixeira de Freitas.

“O programa é uma ideia pioneira, ousada e austera, no qual o professor é tratado com um sujeito individual. Graças a ele, conseguimos prevenir vários afastamentos por adoecimentos. Abraçar uma proposta que traz um cuidado ampliado aos professores é gratificante para mim, como profissional. Avançamos muito nesses três anos de trabalho e a expectativa é que venha a se tornar uma política pública permanente”, avaliou a psicóloga Aline Góes.

Nova experiência – As nutricionistas Isabele Neri e Sara Frediani, que vão estrear no programa este ano, estão ansiosas pelo começo das atividades. “Estou muito empolgada com essa nova experiência por entender que o primeiro passo para uma boa saúde nutricional é a educação alimentar. Estamos muito lisonjeadas pelo fato de o programa ter absorvido a nutrição”, afirmou Isabele.  Sara completou: “Estamos ansiosos para colocar em prática esse trabalho junto aos professores”.

O diretor do Colégio Estadual Sete de Setembro, Diógenes Ribeiro da Silva, ressaltou que o programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor tem sido uma experiência positiva na unidade e a grande expectativa, agora, é a chegada do profissional de nutrição. “Esse projeto cuida da saúde do professor, cujo desgaste é grande em sala de aula, e da comunidade escolar. Abraçamos o projeto porque entendemos que é um direito do professor ter sua saúde cuidada”.

A diretora da Escola Estadual Luiz José de Oliveira (em Boca da Mata), Taís Danila da Cruz, conta que o programa atua na escola há dois anos e, desde então, é visível as melhorias na prevenção da saúde dos professores. “Tem sido um ponto de apoio importante já que, a partir das orientações fornecidas, é notória uma mudança de hábito dos professores, em especial aos cuidados que deve ter com a voz e a postura”.

Saúde - O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, contemplado com o Prêmio Boas Práticas de Trabalho do Governo do Estado, atua na prevenção e no apoio ao professor no desempenho das atividades em sala de aula. Entre as ações do programa, está a realização das atividades nas escolas, com oficinas e workshops dirigidos, além do atendimento personalizado no SAC Educação, que pode ser agendado pelo telefone (71)3117-1434.

Notícias Relacionadas