Secretaria realiza encontro sobre educação ambiental

Técnicos das Diretorias Regionais de Educação (Direc) da Bahia se reuniram, nesta terça-feira (23/10), em Salvador, para o lançamento do Álbum Seriado de Educação Ambiental Bahia sem Fogo. Na ocasião, os técnicos participaram de uma oficina para a utilização do material na sala de aula. Além disso, durante o evento, que segue até quinta-feira (25/10), no hotel Vilamar, os participantes estão sendo preparados para a IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que tem previsão para acontecer em agosto de 2013, na capital baiana, com o tema Vamos Cuidar da Bahia com Escolas Sustentáveis.

O encontro, aberto pelo chefe de Gabinete da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Paulo Pontes, e pelo superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), Luiz Ferraro, contou, ainda, com presença do estudante e presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem Brasileiro de 2012, Jônatan Gabriel Ramos Costa.

A questão ambiental, ressaltou o chefe de Gabinete Paulo Pontes, é apenas um dos aspectos na conquista dos direitos humanos e precisa ser trabalhada nas escolas. “Esse encontro marca a primeira iniciativa conjunta do órgão gestor da Política Estadual de Educação Ambiental, formado pelas secretarias da Educação e Meio Ambiente, visando formar multiplicadores por meio de subsídios pedagógicos para a realização das conferências nas escolas e nas regionais”, disse.

A Secretaria da Educação, responsável pela multiplicação das informações, junto aos estudantes, e atenta ao elevado número de queimadas florestais ocorridas nos últimos anos na Bahia, se alinha ao Programa Bahia Sem Fogo, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. “As escolas têm um papel fundamental na formação de sujeitos conscientes da necessidade de se buscar uma vida mais sustentável”, destacou a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação, Amélia Maraux.

Multiplicadores – Para o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação, Fábio Fernandes Barbosa, as ações são importantes porque vão formar multiplicadores para levar os ensinamentos até os estudantes nas salas de aula, para que eles possam ter uma compreensão integrada do ambiente em suas múltiplas e complexas relações, que envolvem aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais e éticos, entre outros.

“Todas as escolas da rede vão receber o Álbum Seriado de Educação Ambiental Bahia sem Fogo, numa ação direta para o enfrentamento dos problemas causados pelos incêndios florestais”, afirmou Fábio Barbosa, acrescentando que o tema deverá ser incluído na Jornada Pedagógica do próximo ano.

O diretor da Direc de Ribeira do Pombal, Pedro Fernando da Silva, ressaltou a presença do jovem nessa ação de prevenção e combate das queimadas florestais. “A participação do Parlamento Jovem Brasileiro vai ajudar na elaboração de projetos concretos para a construção de uma escola sustentável”, disse.

O estudante Jônatan Costa concordou com a opinião: “acho muito importante que o jovem se atente não só nas questões relativas ao meio ambiente, bem como nos assuntos ligados à vida coletiva”. No Parlamento Jovem, completou, ele teve a oportunidade de entender como funciona a vida pública e como é essencial a participação popular neste segmento.