Secretaria promove workshop sobre educação, gênero e diversidade sexual

Educadores, técnicos e gestores da rede estadual de educação e órgãos públicos de educação de vários estados do País, participam nestas segunda (9/12) e terça-feira (10/12), no Hotel Vilamar, em Salvador, do II Workshop Nacional de Educação, Gênero e Diversidade Sexual. O evento, incluído na programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, acontece no intuito de contribuir no processo de formulação de orientações curriculares para a educação das relações de gênero e sexualidades na educação básica.

“Estamos produzindo uma trilha de encaminhamentos no sentido de discutir políticas de gênero e diversidade, atrelada ao reconhecimento de que todos e todas nós somos sujeitos de direitos”, declarou a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Amélia Maraux, na abertura do evento. “Essa discussão está agregada a ações efetivas implantadas pela Secretaria da Educação, como a formação dos professores e a formulação do material didático”, acrescentou.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Para a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Úrsula Catharino, Cleide Jussara Silva Oliveira, a atividade contribui para a formação dos professores, técnicos e gestores escolares e, consequentemente, para combater o preconceito. “A questão da diversidade precisa ser discutida para que possamos mudar essa realidade de preconceito. A escola precisa refletir sobre isso, para ampliar cada vez mais as suas ações”.

Para o gestor da política LGBT da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Danilo Bittencourt, o evento é uma oportunidade para colocar a discussão da diversidade em pauta, além de buscar um compromisso da escola com o debate dessas questões. “A ideia é garantir que os gestores municipais e estaduais compreendam a construção de uma escola que respeite o indivÍduo em sua orientação sexual”, afirmou.

Segundo a coordenadora do Núcleo LGBT da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Paulette Furacão, muitos gays, lésbicas, travestis e transexuais deixam a escola muito cedo e a construção de políticas públicas voltadas para essa população pode transformar essa realidade. “Essa discussão é um grande passo para coibir a evasão escolar causada pelo bullying, além de combater a homofobia.

O Workshop é promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas Públicas LGBT (FONGES/LGBT) e o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGESEX-DIADORIM), da Universidade do Estado da Bahia. A programação inclui mesa-redonda, grupos de trabalho temático, exposição de experiências exitosas em vários estados, entre outras atividades.

Educação e diversidade – A educação das relações de gênero e sexualidades tem como base o respeito às diferenças com perspectivas de construir novas relações, baseadas na garantia de direitos, promovendo assim, a igualdade de forma efetiva na escola. Nesse sentido, segundo a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Amélia Maraux, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia vem desenvolvendo uma série de ações, a fim de promover a equidade e a dignidade dos grupos que historicamente foram excluídos do direito à educação plena.

Dentre estas ações, a superintendente pontuou a realização do Seminário Diálogos Formativos em Educação e Direitos Humanos: combatendo o racismo, o sexismo e a homofobia na escola. “Além dessas ações, podemos citar a aprovação, pelo Conselho Estadual de Educação, da resolução para inclusão do nome social dos estudantes travestis e transexuais no tratamento e nos registros escolares, como uma das grandes conquistas do movimento LGBT e do Estado na discussão das questões relativas a gênero e sexualidade no sistema de ensino”, ressalta.