Secretaria promove 3° encontro de Formação Continuada em Regime de Colaboração

Nesta terça-feira (26), secretários de educação e técnicos da equipe pedagógica de 87 municípios participaram do 3º encontro de Formação Continuada em Regime de Colaboração. O evento é promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e em conjunto com União dos Municípios da Bahia (UPB) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA).

Fotos: Ascom/IAT
A programação do evento, que aconteceu na sede do IAT, incluiu palestra da Superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, sobre o Ciclo 2 – ProBNCC e do professor e assessor especial da SEC, Paulo Gabriel Nassif, sobre as bases político-institucionais do Regime de Colaboração entre estado e municípios. Oficinas com os formadores do IAT também foram realizadas sobre funções, rotinas e práticas dos técnicos das secretarias municipais de educação, bem como concepção de formação em contexto profissional.

O secretário da educação, Jerônimo Rodrigues participou do evento e salientou que o trabalho entre SEC/IAT, Undime e UPB é um bom arranjo para desenvolver um trabalho conjunto. “É um momento de escuta para que a gente possa sair deste 3º evento, que é o 3º de uma sequência de 4, convictos que não podemos fazer educação se não for de forma compartilhada e colaborativa”. Ressaltou que é necessário pensar juntos, mantendo a autonomia, as forças e as características das secretarias. “É isso que a gente quer: definir o que podemos fazer de mãos dadas”, concluiu.

Representando a diretora geral do IAT, a diretora pedagógica Diana Melo, explicou que neste momento o foco é no Ensino Fundamental II, que vai do 6º ao 9º ano. “Estamos dedicados a avançar nos resultados deste ciclo, por isso, queremos planejar em conjunto com os municípios um plano que nos auxilie neste sentido”, observou.

Neste sentido, a secretária Municipal de Educação de Planaltino, Sheila Tranzilo, que na ocasião representou o presidente da Undime, Williams Panfile, reforçou a importância do foco neste ciclo. “É uma política de extrema importância para os municípios, que é a formação continuada direcionada para os anos finais do ensino fundamental, nos quais precisamos melhorar os índices”, informou.

Para a secretária de educação de Ourolândia, Keila Souza Santos, esta é uma ação inovadora. “Os municípios necessitam de apoio institucional e de espaços formativos, principalmente no fortalecimento das políticas públicas em relação à formação continuada”, afirmou. Já para coordenadora geral de Educação, Cultura e Esporte, Zoraide Amorim, a formação colabora para a implantação do currículo escolar. “Viemos buscando meios para organizar o currículo e este regime de colaboração nos auxiliará nesta construção”, destacou.

Sobre a formação:
A Formação Continuada em Regime de Colaboração é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em conjunto com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA).  O objetivo é promover a melhoria da aprendizagem dos estudantes da Rede Pública de Educação da Bahia e a superação dos baixos indicadores educacionais do Estado da Bahia. Nesta primeira etapa, já foram realizados 3 encontros, os quais tiveram adesão de 272 municípios.