Secretaria firma convênio com a Coelba e Fundação Roberto Marinho para a formação de educadores

O secretário de Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, assinou, na terça-feira (12/03), convênio com a Coelba e a Fundação Roberto Marinho para a formação de educadores da rede pública estadual sob o tema Eficiência Energética. A parceria vai integrar o projeto Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação, que atende todas as escolas da rede estaduais, com reforço no ensino e aprendizagem das ciências.

“Essa junção de forças irá garantir o sucesso do convênio, que fará parte do nosso projeto Ciência na Escola, que tem sido muito premiado pelo país, mostrando que, quando se dá oportunidade ao estudante da escola pública, ele se destaca”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto. Ele destacou, ainda, que essa parceria é importante “para levar a informação para dentro da escola, atraindo vários agentes da sociedade para garantir aos estudantes o seu direito de aprender no sentido mais amplo, negado a eles por tantos anos”.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O convênio – feito em torno do projeto Educação com Energia, desenvolvido pela  Coelba, a partir de um investimento de R$ 1,4 milhão – possibilitará a formação de 330 educadores, de 65 escolas da rede pública, em 33 municípios baianos. A parceria será lançada para o público alvo no dia 17 de abril, em local ainda a ser confirmado, e culminará na Feira da Ciências, realizada no final do ano, pela Secretaria da Educação. A parceria utilizará a metodologia Energia que Transforma, desenvolvida nacionalmente pela Fundação Roberto Marinho.

A Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), indicará os professores a serem formados e acompanhará a implementação das ações. A Coelba, por sua vez, irá supervisionar todas as etapas do projeto. O convênio terá duração de 18 meses e vai premiar os melhores trabalhos desenvolvidos nas escolas participantes. Já a Fundação Roberto Marinho será responsável pelas formações e elaboração dos materiais didáticos e pedagógicos.

“O projeto Energia que Transforma forma e informa, visando a sensibilização da comunidade escolar e da sociedade, em geral, para a importância de usar a energia com consciência, favorecendo, dessa maneira, uma mudança de comportamento das pessoas”, enalteceu a gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, Mônica Pinto.

Formação – Os professores formados irão atuar nas escolas como multiplicadores das práticas de eficiência energética. “A ideia é mobilizar alunos e comunidade, ampliando espaços de reflexão sobre a temática para o combate ao desperdício e apoiar a mudança de hábitos, atitudes e comportamento. Acreditamos que, por meio da educação, usaremos a energia com mais consciência, sem abrir mão do conforto que ela nos proporciona, como ar-condicionado e geladeira”, afirmou Moisés Sales, presidente da Coelba.

A metodologia envolve oficina de formação e ações de acompanhamento para formação continuada, ações de mobilização e de comunicação, bem como monitoramento das atividades realizadas. Para dar suporte às atividades pedagógicas e de comunicação, os educadores irão utilizar materiais do kit Energia que Transforma, que inclui vídeos, módulos e jogos, entre outras ferramentas.