Secretaria finaliza formação para Jornada Pedagógica 2013

Uma videoconferência reuniu, na segunda-feira (18.02), 900 educadores, entre diretores, coordenadores, técnicos das Diretorias Regionais de Educação e gestores escolares, para finalizar a formação dos docentes, visando o planejamento do ano letivo 2013. O encontro aconteceu em Salvador com participação de professores de todo o Estado, presentes nas salas de videoconferência nos principais municípios baianos. A Jornada Pedagógica da rede estadual acontece nos dias 1º e 2 de abril.

Durante o dia, a temática foi detalhada abordando a forma como os projetos podem ser articulados para fortalecer as aprendizagens. Há três anos, a Jornada Pedagógica da rede estadual da Bahia acontece em cada um das escolas e utiliza dados quantitativos do processo de ensino e de aprendizagem para a leitura individual e planejamento pedagógico do ano letivo.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Na ocasião, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, destacou a importância da articulação entre os projetos estruturantes desenvolvidos pela Secretaria. “Buscamos a melhoria do Ideb, que,Consequentemente, eleva a autoestima de todo mundo. Esse é um dos objetivos da articulação dos projetos da secretaria, que dialogam entre si para fortalecer aprendizagens prioritárias, com foco em língua portuguesa, matemática e nas ciências”, declarou.

Para a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Amélia Maraux, a Jornada Pedagógica é a principal atividade da escola no ano. “É quando professores, diretores, coordenadores se reúnem para planejar o ano letivo. É um momento muito importante, porque é a partir desse encontro que vai se discutir como vão ser desenvolvidos os conteúdos, como vai ser articulado o currículo”, explicou.

O destaque da Jornada, este ano, é o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), que se caracteriza como o projeto articulador das ações na escola. “Os projetos entravam isoladamente nas escolas, vamos discutir e ver como é que a gente articula essas ações para que haja uma convergência, buscando o planejamento anual”, afirmou Maraux.