Secretaria da Educação do Estado realiza II Seminário Estadual do Pacto do Ensino Médio – Bahia

Diretores de escolas da rede estadual, coordenadores, professores orientadores de estudo, gestores das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e formadores regionais vão participar do II Seminário Estadual do Pacto Ensino Médio – Bahia, que acontece na próxima sexta-feira (1/8), das 8h às 17h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador. O evento, que será transmitido via videoconferência para todas as Direc, tem como objetivo redimensionar e socializar para a comunidade educacional os processos vivenciados na segunda etapa da Formação Regional do Pacto Ensino Médio Bahia, realizada em maio último. O secretário do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, estará presente na abertura da atividade.

A coordenadora do projeto, Valuza Saraiva, ressalta que, durante o evento, serão abordados temas como diretrizes curriculares, indicadores educacionais e identidade juvenil. “Vamos compartilhar as experiências de cada Direc, discutir como tem sido a caminhada do Pacto nas unidades escolares e o que tem dado certo, bem como alinhar as ações futuras do Pacto”, enumera a gestora. O Pacto é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado com o Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos

A realização da formação nas próprias unidades escolares, durante o tempo destinado às atividades complementares, ressalta Valuza, tem sido um destaque. “Levamos a formação até os docentes, que não precisam se deslocar de seu ambiente. Com isso, quase 20 mil estão participando da formação”. Outro destaque, completa a coordenadora, é que toda a equipe que gerencia o conhecimento é composta de profissionais da rede estadual, e os gestores escolares estão trabalhando em parceria com a coordenação, durante os processos de formação.

“Além disso, voltamos o olhar para os processos de aprendizagem no sentido da compreensão dos diferentes perfis dos estudantes que estão integrados ao Ensino Médio, considerando as especificidades social, geográfica, histórica e etária dessa juventude”, observa Valuza Saraiva.

Conhecimentos compartilhados – Após a realização da segunda formação do Pacto, os formadores regionais participantes levaram os conhecimentos para as suas Diretorias Regionais de Educação (Direc) para formar os orientadores de estudos. Estes, por sua vez, trabalham com os professores e coordenadores pedagógicos, em suas respectivas unidades, a partir do material pedagógico digital disponível.