Secretaria da Educação do Estado promove ações voltadas para a saúde dos professores

Com ações de promoção à saúde nas escolas e um acolhimento personalizado no SAC Educação, nas áreas de Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição, o Programa de Valorização do Professor, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, vem se tornando uma importante ferramenta na busca pelo bem-estar do educador na rede estadual de ensino. Criado em 2009 e abrangendo, atualmente, as cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho, a ação atendeu 14.270 professores, em 230 escolas, em 2014. Já no SAC Educação, localizado no Instituto de Cacau, no Comércio, foram 3.795 atendimentos, entre os anos de 2011 e 2014.
 
Atendimento SAC/Educação (Fotos: Suâmi Dias)
“As visitas às escolas são realizadas por uma equipe que desenvolve ações em grupos com o objetivo de prevenir questões de saúde relacionadas à prática profissional dos professores, ligadas ao estresse físico e emocional”, explica a fisioterapeuta e coordenadora técnica do programa, Elisabete Dias Assunção. Ela ainda destaca que, dependendo da necessidade dos professores de cada unidade, eles são encaminhados para um acolhimento individual no SAC Educação. “Alguns conseguem progredir rapidamente, mas outros precisam de um acompanhamento por um tempo maior”, diz.

Já no SAC Educação, o professor pode agendar o atendimento que está disponível de segunda a sexta-feira. “A ideia, neste momento, é poder conversar com o professor, ouvir suas questões”, ressalta a psicóloga Ariana Vaz. Ela também conta sobre o método do atendimento. “Caso o educador precise de uma assistência mais aprofundada, ele é encaminhado a algumas instituições de saúde parceiras”, relata Ariana.

Também responsável pelo atendimento, a fisioterapeuta Luciana de Oliveira destaca a importância do programa. “Muitos professores chegam sem saber como proceder para resolver a sua questão. Às vezes, dicas de alongamento são suficientes, mas, quando há necessidade de algo mais específico, indicamos o tipo de exercício mais adequado”. A fonoaudióloga Yara Pirajá ressalta a mudança de comportamento dos educadores. “Estou aqui desde o início das atividades e percebo que, antes, eles nos procuravam já com algum problema na voz. Agora, chegam querendo saber como prevenir”, relata.

A professora de Língua Portuguesa, Dilma Gomes, do Colégio Estadual Manoel Novaes, no bairro do Canela, conta sobre os benefícios de utilizar o programa. “O mais interessante é que conseguimos estimular nossa autoestima, pois, apesar de amar estar em sala de aula, há um desgaste natural da profissão. Com certeza esta é uma ação importante para a valorização do profissional de educação”, afirma. Em sua primeira consulta, a professora de Geografia e Sociologia, Evanise Daltro, do Colégio Estadual Zilma Gomes Parente de Barros, localizado na Av. San Martin, falou sobre as suas expectativas. “Tenho dez anos na rede estadual e acredito que esse acompanhamento poderá abrir uma nova visão para a prevenção e promoção da minha saúde”, disse. 
 
Serviço de Saúde no SAC Educação:
 
Atendimento ao professor com hora marcada (personalizado e individualizado).
Trabalho em grupo com gestores escolares.
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
Tel.: (71) 3117-1434
 
 
 
 

Notícias Relacionadas