Secretaria da Educação do Estado lança a Rede Social da Educação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lança, nesta terça-feira (16/07), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), o Espaço Aberto – A Rede Social da Educação. O lançamento acontece às 9h, durante o Seminário de Educação e Tecnologia: mobilidade e mídias digitais na escola, quando serão compartilhados projetos e experiências sobre o tema. Na ocasião, que vai contar com a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, também será apresentado o projeto de formação para o uso dos Tablets Educacionais da Bahia.

O Espaço Aberto é um ambiente pedagógico digital com recursos interativos, desenvolvido com o objetivo de integrar professores e estudantes da rede pública estadual. No primeiro momento, a Rede Social da Educação será aberta somente aos professores, que já podem criar um cadastro e obter seu perfil pessoal a partir do endereço ambiente.educacao.ba.gov.br, passando a desfrutar do serviço que, durante as formações e fases de testes, foi utilizado por mais de 500 docentes.

Recursos – A Rede Social da Educação vai oferecer recursos interativos para os usuários, como fóruns, blogs, chat, comunidades, álbuns de fotos e feed de notícias, além do acesso aos conteúdos digitais do ambiente educacional web. “A Bahia tem dimensão continental. Uma ferramenta como essa, com fins educativos, com o objetivo de potencializar a interação e o compartilhamento de conhecimentos e práticas pedagógicas, vai promover um encontro entre professores de diversos pontos do nosso Estado, que poderão construir e trocar conhecimentos curriculares e transversais”, diz Yuri Wanderley, coordenador da Rede Anísio Teixeira.

Além da comunicação e interação entre os docentes e acesso a conteúdos digitais livres das diversas áreas do conhecimento (vídeos, jogos, animações, simulações, experimentos e sequências didáticas, entre outros), a Rede Social da Educação dará acesso a programas livres voltados para a colaboração e produção de mídias e tecnologias educacionais, publicação e compartilhamento de produções e experiências escolares. “Um diferencial, em relação a outras redes, é o fato de estar integrada a todo o repositório de conteúdos da educação e de outras instituições públicas parceiras”, ressalta o coordenador.