SEC realiza segundo bloco da etapa presencial da formação DCRB na Escola

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizou, nesta segunda (29) e terça-feira (30), no Hotel Fiesta, em Salvador, o segundo bloco da etapa presencial da formação DCRB na Escola, voltada à disseminação do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Com carga horária de 16 horas, a atividade visa a reelaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas à luz do DCRB e dos currículos municipais. Os próximos encontros presenciais para o bloco 2 acontecerão nos dias 1º, 2, 6 e 7 de dezembro. 
 
A formação, que envolveu os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) de Irecê (NTE 01), Seabra (NTE 03), Macaúbas (NTE 12), Itaberaba (NTE 14) e Salvador (NTE 26), conta com 576 cursistas, representando 61 municípios. Os participantes das equipes técnico-pedagógicas estão tendo a oportunidade de trabalhar presencialmente temáticas importantes para a implementação do DCRB. 
 
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, falou da importância desta etapa formativa. “Esta etapa traz desafios adicionais para o projeto, que são mobilizar os cursistas para o reencontro presencial e fazê-lo na reta final de mais um ano letivo desafiador. Apesar disso, as avaliações entre os participantes são muito positivas e esperamos que esse coletivo consiga compartilhar o que vem sendo trabalhado junto às suas redes de ensino”. 
 
Para a coordenadora pedagógica Denise Nascimento, que atua em Salvador, esta etapa presencial está sendo significativa. “A formação conseguiu sistematizar todo o conteúdo já trabalhado on-line e traduzir de uma maneira bastante prática, bem produtiva e executável dentro das unidades escolares”, afirmou.  
 
A etapa presencial é a continuidade da formação DCRB na Escola, composta também por 16 horas de formação on-line.  O processo de certificação dos cursistas está condicionado à participação mínima de 70% da pauta formativa através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os cursistas pertencentes aos cinco NTEs participantes, que realizaram a etapa presencial da formação, terão até o dia 25 de dezembro para regularizar as possíveis pendências no AVA e estarem aptos para a certificação.

Notícias Relacionadas