Salvador e RMS compartilham experiências durante Seminário Territorial

Inúmeras experiências bem-sucedidas de escolas de Salvador e Região Metropolitana (RMS) realizadas a partir dos Encontros de Formação Continuada foram apresentadas durante o Seminário Territorial de Formação Continuada – Saberes e Fazeres que aconteceu na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, promovida pelo IAT, reuniu educadores, formadores, estudantes e dirigentes do Território de Identidade Metropolitano de Salvador. Para poder abranger toda a região, o encontro segue nesta segunda-feira (18).

 

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, presente ao encontro, afirmou que este é um momento de alinhamento e preparação para 2020.  “O primeiro diagnóstico da formação nos orientou e a partir daí esses profissionais se aprofundaram, aperfeiçoaram e agora retornam para podermos planejar 2020”, comentou. Além disso, o secretário ressaltou que o foco está no aprimoramento do processo de ensino aprendizagem e na gestão das unidades escolares. “Esta é a nossa chance de avaliar tudo que fizemos neste ano”, destacou.

 

Para a diretora geral do IAT, Cybele Amado, as experiências trazidas pelos educadores colaboram para o aprendizado dos estudantes. “Estas devolutivas nos trazem a possibilidade de aprimorar o que desenvolvemos nos encontros formativos para seguirmos evoluindo no processo de ensino aprendizagem”, reforçou.

Ao todo serão realizados 12 encontros, um em cada Polo Formativo que sediou as atividades da Formação Continuada promovida pelo IAT, alcançando os 27 Territórios de Identidade. O último está previsto para acontecer em Juazeiro, no dia 11 de dezembro.

Trazendo para a mostra o livro Contos e Crônicas, lançado em outubro durante a Feira Literária do Colégio Rotary (Flicor), o diretor escolar Erweuter Volkart, salientou que a troca de experiências vivenciadas nos encontros formativos proporcionou a criação e o fortalecimento de uma rede. “Isso funciona como uma rede do bem. A gente se sente mais estimulado quando vê que um sonho que você tem adormecido para sua unidade, está acontecendo em outra escola”, afirmou. A respeito da publicação, afirmou que é o resultado da persistência e engajamento da direção, coordenação e professores da área de Linguagens. “O objetivo é mostrar que a partir da escrita e leitura, os estudantes percebam que podem desenvolver outras habilidades e competências”, concluiu.

Para a coordenadora pedagógica Lívia Bonfim dos Santos, do Colégio Estadual Marcílio Dias, do bairro São Tomé de Paripe, em Salvador, os encontros formativos redimensionaram o olhar para a realidade escolar. “Na formação vemos que cada unidade escolar é única, isso me fez perceber que é preciso ater às especificidades da nossa instituição. Foi um divisor de águas entre antes e depois da formação”, afirmou. A coordenadora comentou também que a partir dos encontros, surgiu a ideia de realizar o Café Literário sobre os 120 anos de Anísio Teixeira. “Queremos discutir, revisitar a obra de Anísio sobre educação pública, gratuita, laica e diversa”, finalizou.

Formação Continuada

Por meio do IAT, a Secretaria da Educação está promovendo a Formação Continuada de diretores escolares e coordenadores pedagógicos da Rede Estadual de Ensino, além das equipes técnicas dos NTE. Esta ação tem como foco o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes, em especial os que estão entre o 6º e o 9º ano e Ensino Médio.

Esta ação alcança cerca de 2,3 mil profissionais da educação. Mas, o número já tende a aumentar após o início da Formação Continuada para os municípios em Regime de Colaboração. A expectativa é alcançar cerca de 6 mil profissionais da educação. Em 2020 a Formação Continuada chegará, também, a todos os professores via Educação a Distância (EaD).

Notícias Relacionadas