Rede Social Espaço Aberto estimula a interação e troca de experiências

Mais de 2.500 professores já integram a rede social Espaço Aberto, plataforma desenvolvida pela Secretaria da Educação, por meio da Rede Anísio Teixeira. Focada em fortalecer o ensino e a aprendizagem, a rede social permite e a interação e troca de experiência entre os professores da rede estadual de ensino da Bahia, com o compartilhamento de vídeos, fotos e áudios, organização de fóruns e grupos, publicação de textos e interação por meio de bate-papo. A plataforma deve ser acessa no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Todos os professores que integram a plataforma passaram por uma formação para o melhor uso da ferramenta. “É um ambiente muito interessante e que vai melhorar ainda mais, com a chegada de novos professores, interagindo, trocando ideias e compartilhando trabalhos”, ressaltou a educadora da Rede Anísio Teixeira, Ana Rita Medrado. “Talvez muitos professores ainda desconheçam a ferramenta e não saibam o potencial que ela tem em relação à troca de experiências e boas práticas”, reforçou o professor André Soledade. Hoje, todos os projetos contam com um grupo de discussão e compartilhamento no Espaço Aberto.

O próximo passo será a abertura da plataforma para estudantes. Assim como os professores, eles também receberão orientações para uso correto da rede social. “A partir do momento em que a rede social Espaço Aberto estiver disponível ao estudante, essa interatividade vai aumentar muito mais e fortalecer o ensino e a aprendizagem”, destacou André Soledade.

Mídias e Tecnologias Educacionais – A Rede Social Espaço Aberto é mais um dos serviços disponíveis do Ambiente Educacional Web (ambiente.educacao.ba.gov.br).Além da comunicação e interação entre os docentes, o Ambiente permite acesso a conteúdos digitais livres das diversas áreas do conhecimento (vídeos, jogos, animações, simulações, experimentos e sequências didáticas, entre outros), e dispõe de programas livres, voltados para a colaboração e produção de mídias e tecnologias educacionais.

Notícias Relacionadas