Provas do concurso para professor indígena serão realizadas no próximo domingo

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove, no próximo domingo (12/01), a primeira etapa do concurso público para preenchimento de 390 vagas de professor indígena. Esse é o primeiro concurso público do tipo já realizado em todo o País, para a atividade que é específica à etnia. As provas, objetivas e discursivas, serão aplicadas nas cidades de Porto Seguro, Ilhéus, Paulo Afonso, Ibotirama e Ribeira do Pombal. Os portões serão abertos às 13h e fechados às 13h50. Os locais de prova estão disponíveis no portal da Consultec.

Os candidatos devem se apresentar nos locais de prova com um documento de identificação atualizado, com foto. Só será permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta ou azul de material transparente. A segunda etapa do concurso constará de avaliação de títulos com caráter classificatório.

Para preencher uma das 390 vagas disponíveis, o candidato deve, prioritariamente, pertencer à etnia da aldeia onde deverá exercer as atividades. As vagas serão distribuídas pelas Diretorias Regionais de Educação (Direc) e deve contemplar 19 escolas em 19 aldeias situadas nos municípios de Abaré, Banzaê, Buerarema, Euclides da Cunha, Glória, Ibotirama, Ilhéus, Muquém do São Francisco, Pau Brasil, Prado, Rodelas e Santa Cruz Cabrália.

O concurso para professor indígena integra uma política que prevê a construção de uma educação diferenciada, específica e com qualidade, resultante de um exercício partilhado com os índios. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ressaltou que, com este concurso, “o Governo do Estado da Bahia consolida a política de educação indígena, conforme previsto na Lei Estadual nº 18.629/2010. Esta Lei é outra iniciativa inédita no País, por meio da qual, o Governo do Estado institui a carreira do professor indígena no quadro do Magistério Público do Estado da Bahia”, destacou.

O Estado da Bahia conta, atualmente, com 67 espaços escolares indígenas, mantidos pela Secretaria da Educação do Estado, e 7.492 estudantes matriculados.