Protagonizado por professores e estudantes da rede estadual, Programa Intervalo será exibido pela TVE

O programa Intervalo, iniciativa audiovisual da Secretaria da Educação do Estado, retorna à programação da TV Educativa da Bahia (TVE - Canal 2), nesta segunda-feira (16/03), às 18h30. Realizada por professores e técnicos da TV Anísio Teixeira, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), e protagonizada por estudantes e docentes da rede pública estadual, a produção se configura como uma inusitada maneira de disseminar e debater conteúdos pedagógicos interdisciplinares, tendo como suportes a arte, a ludicidade e o entretenimento, dentro de uma contextualização sociocultural. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 18h30, na TVE.
 
“O Intervalo é uma nova demonstração da capacidade da comunidade escolar baiana em ser autora e protagonista de sua própria história. O programa aborda conteúdos curriculares e temas transversais do ensino médio, mas vai muito além, quando relaciona estes conteúdos com o cotidiano das escolas e das suas comunidades”, destacou o coordenador da Rede Anísio Teixeira, Yuri Wanderley.
 
“Pelas nossas andanças, especialmente pelo interior do Estado, vimos o quanto os professores estão motivados, comprometidos, assim como os estudantes, sempre envolvidos e criativos, produzindo conteúdos com muita qualidade”, destacou Joalva Moraes, professora do Núcleo Audiovisual da Rede Anísio Teixeira.
 
Quadros – O Programa Intervalo irá exibir três quadros: “Minha escola, meu lugar, “O ser professor” e “Cotidiano”. No primeiro, o foco é a relação entre a comunidade escolar e o seu colégio. No segundo, os vídeos apresentarão práticas pedagógicas e iniciativas criativas de docentes da rede pública estadual. Já o terceiro, traz as experiências do dia a dia do estudante, relacionando-as com o conhecimento científico.
 
O Intervalo foi desenvolvido em formato híbrido para a internet e TV, com gravações realizadas em escolas públicas de todo o Estado. Ao todo, são 120 vídeos de quatro minutos, que compõem 40 episódios de 13 minutos. Os episódios também poderão ser acessados para visualização e download na página www.educacao.ba.gov.br/intervalo. 
 
O Programa traz, também, a série “Encenação”, por meio da qual, peças teatrais, protagonizadas por estudantes e professores da rede, além de atores regionais, são adaptadas para a linguagem televisiva. Há, ainda, a série “Faça acontecer”, que mostra documentários sobre estudantes que se destacaram em projetos artísticos, culturais, científicos e esportivos, promovidos pela Secretaria da Educação do Estado. Já as séries “Gramofone” e “Filmei” trazem, respectivamente, os bastidores de clipes musicais e a produção audiovisual dos professores e estudantes. Em “Diversidades”, o expectador poderá refletir sobre temas universais e ligados ao comportamento social. Os fatos históricos da Bahia, por sua vez, estão contemplados na série “História da Bahia”.
 

Notícias Relacionadas