Projeto incentiva aluno a descobrir potencialidades profissionais

                             

Os alunos que participam do projeto vêm assumindo mais responsabilidades e adquirindo mais respeito com o professor e o patrimônio escolar

O professor de informática do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, Daniel Galvão, criou, no próprio colégio, há cerca de três anos, a empresa Staff Júnior Soluções em Tecnologia e Design. O objetivo?  Ajudar o estudante a se preparar para o mercado de trabalho. Até agora, mais de 200 alunos já foram beneficiados com a iniciativa.

A ideia de Daniel foi criar um ambiente profissional, dentro da escola, onde o estudante do curso técnico em informática possa se preparar para sua futura profissão, atuando, inicialmente, na manutenção do laboratório de informática do próprio colégio. Um dos compromissos da empresa é aproveitar o tempo ocioso do jovem com uma atividade produtiva. Incentivar a família a participar como membro associado e estimular esse estudante a ser um profissional responsável também são objetivos da Staff.

“A sensação é de satisfação, missão cumprida. Nossa maior alegria é ver o aluno decolando e esse projeto é uma mola propulsora para isso. Observamos que os estudantes que participam do projeto vêm apresentando mudanças de comportamento, assumindo mais responsabilidades e adquirindo mais respeito com o professor e o patrimônio escolar. Eles estão aprendendo a descobrir suas potencialidades”, declara Daniel.

O trabalho é voluntário e beneficia toda a comunidade, já que formata, instala e troca peças nos computadores que são levados até a empresa. Além disso, os alunos dão manutenção aos computadores do colégio e existem cursos de qualificação, para os professores, sobre novas tecnologias, com a ajuda de monitores qualificados, que são os próprios estudantes. São feitas, também, parcerias com associações de bairros para que elas possam desenvolver atividades voltadas para a área tecnológica.

Segundo o diretor do Anísio Teixeira, Carlos Luciano Brandão de Oliveira, desde a criação do projeto há uma grande economia em relação à manutenção das máquinas e toda a cobertura visual dos eventos é feita pelos alunos. “Eles são os responsáveis por fazer os registros das atividades pedagógicas através de vídeos e fotografias. Todo material é editado e colocado no painel eletrônico da escola”, declara o diretor.

Noções teóricas sobre algumas concepções do mundo de trabalho, como cooperativismo, economia solidária, associativismo, empreendedorismo e mercado de trabalho, são dadas aos alunos que, devido à quantidade de matérias técnicas administradas, acabam ficando mais um ano no colégio.

Responsabilidade - Almiro Bunnete, aluno beneficiado pelo projeto, antes de fazer parte da empresa não fazia nem ideia do que queria ser no futuro. “Hoje, pretendo fazer faculdade de arquitetura e um curso de design gráfico. Antigamente, eu nem tinha motivação para ir à escola. A partir da Staff, eu gosto de passar o dia inteiro lá. Já aconteceu de ficar das 7h da manhã às 9h da noite trabalhando em um projeto” relata Almiro.

Acesse o blog da Staff Júnior Soluções em Tecnologia e Design e confira mais informações.

 

 

Notícias Relacionadas