Projeto Conexões aborda a desigualdade sócio-histórica do Haiti

Os educadores dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), participaram, neste sábado (31), de mais uma edição do "Projeto Conexões - Estação do Saber", transmitida diretamente do CIE de Porto Seguro. O encontro virtual teve como convidados o militante social Wilden Rudolf Pierre e a assistente social e presidente do Instituto Vozes Sem Fronteiras, Rosely Oliveira, que abordaram o tema “Haiti – Desigualdade sócio-histórica e a emigração”.

>>  Assista ao encontro

Para o militante haitiano Wilden Rudolf Pierre, que atua também como voluntário no Instituto Vozes Sem Fronteiras, discutir sobre o tema com a comunidade escolar foi enriquecedor. "Falei sobre o surgimento da desigualdade social no Haiti, que foi iniciada depois da independência do país. A situação da nação enfrentando essa crise social e a sua influência na vida política da população. Afinal, a emigração dos haitianos nos mostra a força dessa desigualdade social e o mal causado na sociedade deste país".

Rosely Oliveira fez uma reflexão sobre o assunto. "A situação no Haiti nos ensina o quanto é importante o valor da liberdade e autonomia, que são essenciais para a dignidade da pessoa humana como cidadã. O recado que quero dar é a importância de termos instituições fortes em uma democracia, ou seja, um Estado que garanta direitos e organizações da sociedade civil, movimentos sociais e populares que defendam a democracia", destacou.

O encontro mediado pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, ainda contou com as participações dos professores do CIE de Porto Seguro, Eline Santos e Rodrigo Costa; do educador popular Fernando Franzoi; da vice-diretora pedagógica do CETEP do Litoral Sul II, de Itabuna, Denise Almeida; e do psicólogo, profesor e músico, Vaney José.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.