Programa Saúde do Professor atende mais de 5 mil profissionais

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O programa Saúde do Professor, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, atendeu mais de cinco mil professores e servidores da Educação, em 2016, nos diferentes serviços oferecidos nas escolas, na sede da Secretaria e no SAC Educação.  O programa tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio destes profissionais no desempenho de suas atividades.
 
De caráter interdisciplinar, o serviço é desenvolvido em Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari, nas áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. Conta com profissionais de saúde disponíveis para atender aos educadores, promove oficinas e campanhas, como a “Seja Amigo da Sua Voz”, que chama a atenção dos professores para os cuidados com a voz. O programa também promoveu as Oficinas do Pensar, com o objetivo de apresentar a relevância de um olhar diferenciado para as relações interpessoais nas escolas. Outro destaque do programa foram as palestras motivacionais lideradas pelo jornalista Jefferson Beltrão.  
 
A coordenadora do Programa Saúde do Professor, Regina Borges, faz um balanço positivo e diz que os professores estão mais participativos e interagindo com o programa. “Percebemos que ao longo do ano, um maior número de profissionais procurou pelos serviços preventivos que nós oferecemos”, comemora.
 
Referência - A representante do Ministério da Educação, Adriele Karoline da Silva, esteve em Salvador, no mês de dezembro, com o objetivo de conhecer as intervenções com os professores da rede estadual e ter acesso a todos os dados relacionados às ações do Programa Saúde do Professor no estado da Bahia. A visita técnica, segundo Regina Borges, cria a perspectiva de o Programa se tornar um projeto piloto para uma política pública de valorização dos profissionais da educação em nível nacional.
 

Notícias Relacionadas