Programa Saúde do Professor ampliará ações nas escolas da capital e do interior

Palavras-chave:
O Programa  Saúde do Professor ampliará as ações  nas escolas da capital e do interior.  As novidades foram apresentadas, nesta quarta-feira (10), pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), no auditório do órgão, para diretores escolares da rede estadual, em Salvador. 
 
O encontro também teve o objetivo de potencializar, junto aos gestores, as ações e serviços voltados para o cuidado e a atenção à saúde do professor, que acontecem coletivamente nas escolas e de maneira personalizada no SAC Educação.
 
Dentre as novidades apresentadas estão as profissionais de Psicologia e de Assistência Social, que realizarão ciclos de atendimentos, a cada 15 dias, em 120 escolas em Salvador.
 
Fotos: Josenildo Almeida Ascom/SEC
O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do programa.  “Temos a compreensão que o processo de aprendizagem possui diversos instrumentos para ser bem sucedido. E entre esses fatores está a saúde do professor. Compreendemos muito bem o peso da responsabilidade do professor em conviver com as dificuldades do cotidiano, e ter que chegar na sala de aula e exercer, de forma profissional, a sua função. Queremos dar uma ênfase mais forte naquilo que acreditamos ser a ferramenta estratégica e central no processo de fazer a aprendizagem acontecer, porque  a Secretaria da Educação tem a consciência que, além do profissional, temos uma pessoa que tem família e compromissos. Então, esse encontro contribui para conversarmos sobre nossas propostas com os diretores, debatermos experiências e ouvirmos sugestões”, contou.
 
Segundo a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, as ações do Programa Saúde do Professor devem ser ampliadad para mais escolas da rede estadual. “A iniciativa já vinha sendo realizada com êxito, mas a proposta agora é ampliarmos as ações, inicialmente, em 120 escolas de Salvador, além de unidades escolares no interior que solicitem esse serviço. Bom lembrar que os professores continuam a contar com as atividades desenvolvidas pela SEC em ações coletivas e o acolhimento individualizado no SAC Educação. O Programa dialoga com outras ações da SEC atendendo também a estudantes da rede estadual”, ressaltou.
 
 
O diretor Ricardo Monteiro, do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, falou sobre importância do Programa para as escolas. “Esta ação busca atender a uma necessidade das escolas e que desencadeia diversos problemas pedagógicos na relação dos professores com a instituição e os estudantes. E no momento em que a SEC tem esse cuidado com os professores, eles começam a melhorar suas relações e a se sentirem valorizados, passando a ter um olhar não apenas de cobrança laboral, mas sim, uma visão mais humana no processo de aprendizagem”, disse.

Notícias Relacionadas