Programa prevê formação de 10 mil profissionais da educação

Cerca de 10 mil profissionais da educação (professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares), devem ser contemplados com a primeira oferta da Política de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica das Redes Púbicas, que será implantada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) e apresentada nesta quarta-feira (08/02), durante reunião que antecede o VI Seminário Baiano de Licenciaturas (SBL), que acontece na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), em Barreiras.

"Estamos trabalhando para avançar na formação de professores. Precisamos aplicar a lei e com isso melhorar os indicadores educacionais e dar mais qualidade à educação em nosso estado", afirmou o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Severiano Alves. Ele reforça que a política proposta pelo IAT busca contemplar, além dos professores da rede estadual de ensino, educadores das redes municipais, num regime de colaboração. "Nossa política é focada na educação básica como um todo, não só no ensino fundamental ou médio. Estamos buscando, assim, atender às metas dos planos Nacional, Estadual e Municipais de educação", completou.

Segundo a chefe de gabinete do IAT, Ana Sueli de Pinho, o instituto prevê a formação de 8 mil professores, 1,3 mil coordenadores pedagógicos e mais 1,3 mil gestores escolares nesta primeira oferta com previsão para ter início em 2017.

Ainda de acordo com Ana Sueli, a Política de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica se desdobra em três programas; o de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica; de Tecnologias e Mídias Educacionais e de Pesquisa Inovação Pedagógica. “Esses três programas são interdependentes e complementares, porque entendemos que não é possível pensar uma proposta que não contemple o uso das tecnologias de forma que a gente possa desenvolver uma formação que possibilite, aos profissionais da educação, dialogar com a realidade dos estudantes”, afirmou.

VI SBL - Estudantes, gestores e educadores participam, de amanhã (09/02) até sábado (11/02), do VI Simpósio Baiano das Licenciaturas e o VI Seminário Baiano do Pibid/IAT, que trazem como tema “Cursos de Licenciatura nas IES públicas baianas: políticas e práticas”. O encontro busca reforçar o compromisso das Instituições de Ensino Superior com a Educação Básica, avaliando as políticas e práticas dos cursos de licenciaturas na Bahia. O Encontro é promovido pelo Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente da Bahia (FORPROF/BA), em parceria com a Ufob, IAT e demais IES púbicas que atuam no Estado.