Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor realiza oficinas on-line sobre autoacolhimento

Palavras-chave:
Com o tema "Autoacolhimento em tempos de recolhimento", educadores da rede estadual participam de oficinas on-line voltadas para o cuidado com a saúde mental dos profissionais. A atividade, que conta com a participação de psicólogos, é desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor. Nesta terça-feira (28), participaram educadores de escolas ligadas aos Núcleos Territoriais de Salvador (NTE 26) e de Senhor do Bonfim (25). Já na quarta-feira (29), a ação acontece para unidades escolares do Núcleo Territorial de Santo Antonio de Jesus (NTE 21).
 
A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, que participou da oficina com educadores do NTE 25, destacou o objetivo de acolher a rede estadual com as atividades do programa que completa 12 anos, em outubro. "Nossas ações estão sendo valiosas neste momento atípico de distanciamento social e retomada de ações do dia a dia. Neste mês de julho, 83 oficinas foram realizadas, envolvendo gestores, coordenadores pedagógico e professores de toda a rede escolar. Foram também desenvolvidas algumas oficinas com estudantes da rede conforme solicitação do gestor escolar, além da continuidade dos atendimentos individualizados que já totalizam 1.264 consultas", afirmou. 
 
O psicólogo Marcelo Almeida, do NTE 26, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor neste momento de pandemia. "Queremos despertar nos educadores que podem contar com uma rede de apoio que disponibiliza o devido acolhimento aos profissionais da Educação. Com a pandemia, as patologias de ordem emocional podem surgir e uma atividade de escuta e intervenção contribui para a saúde mental dos gestores, coordenadores e professores".   
 
A professora de Português e Espanhol, Cláudia Norete Luz, do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, em Salvador, destacou a relevância da atividade. "Acho muito válida uma oficina que possa nos dar este atendimento, principalmente em um momento como este em que ainda nem temos uma vacina para o vírus e há uma tensão maior", disse. 
 
*Atendimento psicológico -*Além das oficinas, os professores e servidores da rede estadual de ensino podem solicitar atendimento psicológico on-line individualizado, através do e-mail saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que estão lotados. 
 
Após a solicitação e o agendamento, o educador ou o funcionário é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda. O procedimento, autorizado pelo Conselho de Psicologia, visa continuar proporcionando auxílio e cuidado emocional aos educadores, considerando o período de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus. 
 
Sobre o programa -
O Programa de Valorização e Saúde do Professor tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. O programa oferece serviços gratuitos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. O programa vem promovendo, ainda, campanhas, a exemplo do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio; Outubro Rosa; e Novembro Azul, realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado.
 

Notícias Relacionadas