Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor chega a 176 oficinas on-line sobre autoacolhimento

Palavras-chave:
Educadores e funcionários da rede estadual continuam participando das oficinas on-line "Autoacolhimento em tempos de recolhimento", que estão sendo promovidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus. Voltadas para o cuidado com a saúde socioemocional, as atividades virtuais desta segunda-feira (17) contaram com a participação de profissionais das escolas ligadas aos Núcleos Territoriais de Educação de Salvador e Região Metropolitana de Salvador (NTE 26), Paulo Afonso 9NTE 24), Eunápolis (NTE 27), Vitória da Conquista (NTE 20) e Santa Maria da Vitória (NTE 23). Até o momento, foram realizadas 176 oficinas on-line, envolvendo 3.500 participantes, entre gestores, coordenadores pedagógicos e professores de toda a rede escolar.
 
Os participantes compartilham a opinião de que as atividades estão sendo importantes para as trocas e vivências, a partir de temas como autocuidado, acolhimento, recolhimento e sentimentos relacionados à retomada na pós-pandemia. A professora Rosana Tourinho, do Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), em Salvador, falou sobre o significado do programa no seu atual momento de vida. “Eu estava com muito medo, saia na rua e voltava achando que já estava com sintomas da Covid-19. Emocionalmente, estava bem para baixo e, em abril, perdi a minha mãe, o que me deixou péssima. Mas o programa tem sido muito importante, estou sendo atendida por uma psicóloga ótima, que tem me dado um suporte para enfrentar esta situação da melhor forma. Sinto-me, hoje, bem melhor”.
 
Durante a oficina desta segunda, a psicóloga Michele Stolze ressaltou que o seu objetivo, dentro do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, é despertar nos profissionais da Educação a existência de uma rede de apoio que os oferece acolhimento.  “Minha linha de trabalho é a energética, visando buscar ganhos no sentido da expansão, do autocuidado e do autoacolhimento”, explicou a profissional, que realizou exercícios de relaxamento e práticas de autoconhecimento com os participantes.
  
Representando a diretoria do NTE 20, a professora Solange Marinho destacou a importância do programa nestes tempos de isolamento social. “Costumo dizer que estou recebendo um presente com esta oportunidade de participar de uma atividade que visa trabalhar o nosso emocional. A oficina é um momento em que a gente pode extravasar as nossas emoções, pensar um pouco em nós, já que passamos a maior parte do tempo preocupados com os nossos alunos. Espero que todos possam aproveitar ao máximo este momento, que é nosso. Estamos aqui para ouvir e falar”.
 
O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor vem realizando escutas e atividades voltadas para a promoção e prevenção à saúde dos professores e servidores da rede estadual. Além das oficinas on-line, os 40 psicólogos do programa vêm dando continuidade aos atendimentos individualizados e que já totalizam 1.926 consultas, envolvendo professores e servidores de 424 escolas de 205 municípios. 
 
A superintendente de Recursos Humanos da Educação da SEC, Maria do Rosário Muricy, ressalta a importância das atividades do programa – que em outubro completa 12 anos de existência – em tempo de isolamento social causado pela pandemia. "O cenário atual nos causa incertezas, ansiedade e estresse. Focar no que nos faz sentir nutridos e nos dá significado é uma forma de aliviar esses sentimentos e de nos dar uma base mais sólida. A pandemia mudou radicalmente a maneira como vivemos, o nosso trabalho, o nosso aprendizado e a nossa vida social. Nossa nova realidade coloca um conjunto único de desafios para todos nós. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autocuidado, que é um conceito em uso há centenas de anos, é a capacidade dos indivíduos, famílias e comunidades de promover a saúde, prevenir doenças, manter a saúde e lidar com doenças e deficiências”.
 
Atendimento psicológico
Além das oficinas, os professores e servidores da rede estadual de ensino podem solicitar atendimento psicológico on-line individualizado, através do e-mail saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que estão lotados.  Após a solicitação e o agendamento, o educador ou o funcionário é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda. O procedimento, autorizado pelo Conselho de Psicologia, visa continuar proporcionando auxílio e cuidado emocional aos educadores, considerando o período de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus. 
 
Sobre o programa
O Programa de Valorização e Saúde do Professor tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. O programa oferece serviços gratuitos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. A ação disponibiliza no Portal da Educação, também, uma cartilha de orientações e cuidados para todos os profissionais da Educação e vídeos da ginástica laboral disponíveis nas redes da educação. O programa vem promovendo, ainda, campanhas a exemplo do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio; do Outubro Rosa; e do Novembro Azul, todas realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB). Nesta terça-feira (18), serão contemplados os profissionais dos NTEs de Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal e Ipirá. Até o final deste mês de agosto, 198 oficinas on-line serão realizadas.

Notícias Relacionadas