Professores participam de oficina sobre o Sistema de Avaliação Baiano de Educação

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia deu início, nesta quinta-feira (12), a uma série de oficinas sobre o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). A atividade começou reunindo 160 professores de Língua Portuguesa e Matemática no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), instalado no Colégio Estadual da Bahia (Central), no bairro de Nazaré, e deve se estender para o interior do Estado. O objetivo é discutir ações para fortalecer o processo avaliativo que vem sendo desenvolvido nas unidades escolares desde o ano passado envolvendo, especialmente, estas duas disciplinas.
 
Durante a primeira oficina do SABE, os educadores fizeram uma análise sobre as avaliações aplicadas em 2019 e discutiram estratégias que potencializem um engajamento ainda maior de toda a comunidade escolar. O superintendente de Gestão da Informação da SEC, Rainer Guimarães, falou sobre a necessidade deste trabalho com a participação dos professores. "Em 2019 retomamos as avaliações sistêmicas nas escolas estaduais e a apropriação qualificada pelos professores do que foi verificado é fundamental para o direcionamento do processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.
 
Mais sobre o SABE
As avaliações do SABE já começaram a ser aplicadas neste ano letivo, envolvendo estudantes do 4º e 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª série do Ensino Médio. Ao todo, devem ser aplicadas sete avaliações durante o ano e, além dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, também estão sendo envolvidos conteúdos de Ciências. Além de fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da SEC e das escolas nos processos de aprendizagem dos estudantes, este processo contribui para familiarizar os estudantes com diferentes processos avaliativos, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
 

Notícias Relacionadas