Professores e trabalhadores da Educação celebram vacinação contra o Coronavírus

Os profissionais ativos da Educação a partir dos 55 anos continuam sendo vacinados contra a COVID-19. As secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), juntamente com as secretarias municipais ampliam a mobilização para o processo, que envolve os educadores e profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior das redes estadual, municipais e privadas. O cronograma para a aplicação das vacinas é divulgado pelos municípios de acordo com o recebimento de novas remessas dos imunizantes.

Com 57 anos, Marivone de Oliveira Silva Pimentel foi a primeira professora vacinada do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco, em Jequié. Atuando em disciplinas do curso técnico em nível médio em Secretariado, a docente contou que está esperançosa com a vacinação. “Foi uma emoção muito gratificante. Depois de tanto tempo convivendo com o medo de ser infectada e sem saber como meu organismo reagiria, criei uma grande expectativa na vacina. Sinto a alegria de saber que tomei a primeira dose. É uma emoção indescritível, um momento que renova a esperança e a vida com a possibilidade de conviver novamente com as minhas atividades rotineiras e sem medo”, disse a professora.

Zeny Conceição Nunes, de 58 anos, ensina História e Filosofia no Colégio Estadual Vila São Joaquim, em Sobradinho. Nesta semana, Zeny tomou a primeira dose da vacina, tendo a segunda aplicação programada para julho. Ela chamou a atenção para os cuidados necessários que devem continuar sendo seguidos. “A vacina traz esperança! Ultrapassamos o número de 400 mil mortos, é uma tragédia. Precisamos fazer a nossa parte e manter os cuidados essenciais, como o uso de máscaras. Com a primeira dose me sinto feliz e esperançosa que essa realidade vai mudar”.

Nesta sexta-feira (30), o Governo do Estado vai distribuir para os municípios as 336.300 doses de vacinas contra Covid-19, que chegaram à Bahia, nesta quinta-feira (29). Do total, 329.500 foram produzidas pela Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 6.800 pelo Butantan/Sinovac. Esta nova remessa dará possibilidade para que continuem sendo vacinadas pessoas dos grupos prioritários.