Professores discutem os desafios da formação docente

Reunidos no Instituto Anísio Teixeira (IAT), nesta segunda-feira (20), cerca de 80 professores dos projetos desenvolvidos pelo Instituto, participaram de uma Roda de Conversa com o tema “Uma Perspectiva Dialógica para Formação Docente”. A ação teve como objetivo discutir questões conceituais, práticas e orientações metodológicas relacionadas à formação dos profissionais da educação.

Para a Doutora em Educação e palestrante Rosaura Soligo, a formação continuada tem muitos desafios. “Hoje discutimos as abordagens metodológicas no processo formativo, que no meu entendimento também precisa mudar, porque é algo muito comportamentalista, herdada de uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseado no estímulo e resposta. Entre o estímulo que é o ensino e a resposta que se espera que é aprendizagem, não existe um sujeito, existe a repetição. O estudante na educação básica ou o professor depois que ele já é profissional precisa ficar repetindo para poder memorizar os conteúdos, só que a prática pedagógica não se faz com conteúdos memorizados”, explicou Rosaura.

De acordo com a diretora de Formação e Experimentação Educacional do IAT, Daday Sales, esse encontro é uma rica oportunidade para discussão do atual momento da formação docente. “A Roda de Conversa é altamente colaborativa, em se tratando de uma profissional que desenvolve o trabalho com formação de professores e que traz atualizações sobre o mundo docente. Assim promovemos um aperfeiçoamento dos nossos profissionais e, nada melhor do que ouvir uma profissional que colabora diretamente com os temas que permeiam o Programa de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica, planejado pelo o instituto”, disse Daday.

Formação dos profissionais da educação

O Programa de Formação tem como objetivo formar mais de 10 mil profissionais de Educação Básica até 2018. Construído pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), em articulação com a Superintendência de Políticas para a Educação Básica, da Secretaria Estadual da Educação da Bahia, o programa busca, também, cumprir os planos nacional e estadual de educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o decreto Nº 8.752, que trata da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, garantindo a melhoria da qualidade da educação básica.