Professores da rede recebem homenagem dos estudantes

Um abraço, professor(a)! Esse é o slogan da campanha que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia está promovendo, na internet, em homenagem ao Dia do Professor (15 de Outubro). A ideia é mobilizar os estudantes na produção de vídeos, fotos e frases dedicados aos seus mestres. O movimento comemorativo vai até o dia 30 deste mês. Quem quiser participar, é só acessar o portal da Secretaria, no endereço  www.educacao.ba.gov.br ou enviar sua contribuição para o E-mail todospelaescola@educacao.ba.gov.br.

“O dia 15 de outubro é de grande importância para todos nós. Nesta data, comemora-se o dia do profissional que é indispensável para a formação das nossas crianças e jovens. A data, contudo, deve ser lembrada diariamente, sempre atentando para os desafios desta profissão tão nobre. A arte de ensinar vai além dos conteúdos referentes às disciplinas e às avaliações. Ela passa por uma verdadeira troca de experiências de vida, fazendo com que professor e estudante cresçam juntos. Por isso, a importância do ofício”, enalteceu o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

O entusiasmo dos estudantes é demonstrado nas inúmeras mensagens que a Secretaria da Educação vem recebendo. O reconhecimento do papel social do professor, por exemplo, é respaldado em frases como: “Professores, vocês são muito importantes, pois é através de vocês que nós, alunos, temos a base para um futuro mais próspero”, escrita por Allef Cunha, 19 anos, 2º ano do colégio Estadual 15 de Novembro, em Salvador.

Amanda Alves, Bianca Stefane, Fernanda Soares, Julia Cruz, Maria Luiza e Nadine Lara, todas da 7ª série, Colégio Estadual Seminário São José, em Caetité, também prestaram suas homenagens, focando na importância do professor: “Ele significa profissão, respeito, otimismo, foco no objetivo, especial em nossas vidas, sabedoria, sonho realizado, orgulho, razão de todas as profissões”.

Já o carinho pela figura do professor é expresso em frases como “Pró, a cada momento que passa, a senhora se torna mais especial. Você é uma pessoa doce e gentil. Te gosto de montão”, escreveu Maryelle Carvalho, da 6ª série, da Escola Estadual Leobino Cardoso Ribeiro, em Serrinha.

Outros mostram gratidão, como fez o estudante Washington Mateus, 14 anos, 1º ano, também do Colégio Estadual 15 de Novembro: “Obrigado pela atenção que vocês têm conosco. Hoje, sou muito grato pelo conhecimento que adquiri através de seus ensinamentos”. Há quem falasse de amizade: “Pró, você é uma pessoa ótima, eu te adoro. Para mim, você é mais que uma amiga”, dedicou Raiane Brito, 15 anos, 1º ano, da mesma unidade escolar, para sua professora de português Rosângela.

Como participar – A participação do estudante é simples. Basta fazer uma foto individual ou da turma, gravar um vídeo com uma mensagem de até 30 segundos ou escrever uma frase ou poema homenageando o professor.  Saiba mais no Portal da Educação www.educacao.ba.gov.br.