Professora Nilmecy incentiva o respeito às diversidades culturais

Palavras-chave:

 

 

 

 

Foto: acervo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



“O ensino deve ser pautado na liberdade de aprender, ensinar e pesquisar, bem como deve divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber”, foi pensando assim que a professora Nilmecy Gonçalves iniciou, no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II (Cetep), o Sarau Cultural, projeto que promove encontro entre as diversas culturas dos jovens. A proposta inovadora estimula o potencial dos estudantes como produtores de cultura e não apenas como espectadores culturais.

Professora de História e Sociologia, Nilmecy Gonçalves viu no sarau uma forma de valorizar os talentos culturais e regionais presentes na comunidade escolar. “Durante as discussões nas aulas sobre culturas e diversidades, percebi certo desinteresse dos alunos, e que o conteúdo seria melhor assimilado se as atividades partissem da realidade cultural dos nossos educandos, afinal, pluralidade vive-se, ensina-se e aprende-se! Por isso, sugeri a realização de um sarau cultural, as turmas se empolgaram e partimos para a organização”, relata.

"Com este projeto, aprendi a respeitar as diferentes culturas, a trabalhar melhor em equipe", estudante Tiffany Alejandra de Almeida

A ação é desenvolvida com alunos dos cursos técnicos de Comércio, Comunicação Visual e Desenho da Construção Civil. De acordo com a aluna Tiffany Alejandra de Almeida, 2º ano do curso técnico de Desenho da Construção Civil, “o projeto é muito interessante porque é uma forma de mostrar como o aluno pode expressar a sua cultura. Com este projeto, aprendi a respeitar as diferentes culturas, a trabalhar melhor em equipe e tive que ter mais responsabilidade com as pesquisas feitas. Foi uma experiência rica que vou levar para a vida toda”, destaca.

A estudante Milena de Oliveira Rebuli, 2º ano do curso técnico de Desenho da Construção Civil, também destaca a possibilidade de conhecer culturas diferentes. “Achei muito bom este projeto porque me fez ter mais compromisso e responsabilidade com os estudos e tive o prazer de conhecer mais sobre a minha cultura e a cultura do outro. Outra coisa que eu pude observar é que depois da apresentação do sarau, a turma ficou mais unida e com mais responsabilidade”, diz.

"A experiência empoderou nossa juventude e possibilitou a pluralidade de vozes", profesora Nilmecy

A proposta é que o projeto da professora Nilmecy Gonçalves seja estendido para as outras disciplinas, como informa a gestora do Cetep, Cristina Bonin. “Pretendo incentivar a continuidade do projeto da professora Nilmecy, intensificando nas outras disciplinas e utilizando-o, agora, de forma interdisciplinar, vendo, por exemplo, como a disciplina de português e as disciplinas técnicas podem aperfeiçoá-lo dentro da sua área de conhecimento”, ressaltou.

O reconhecimento e o respeito com as diversas culturas são fatores importantes na educação e considerados no Sarau Cultural. Nilmecy considera que seu projeto foi uma semente plantada na unidade escolar e que tem tudo para ser disseminada. “Trata-se de um trabalho de construção coletiva, no qual o envolvimento de todos se dá pelo respeito e pela própria constatação de que, sem o outro, nada se sabe sobre ele, a não ser o que a própria imaginação fornece. A experiência empoderou nossa juventude e possibilitou a pluralidade de vozes, de verdades, de propostas, de opções de vida, de viver e de fazer cultura”, concluiu.

>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela professora Nilmecy

Notícias Relacionadas