Professora Maria Celuta ensina história pelos caminhos do Dois de Julho

Palavras-chave:

 

 

 

 

Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A professora de História Maria Celuta Vilas Boas, do Colégio Ypiranga, localizado no bairro Dois de Julho, em Salvador, leva os estudantes para fazer um tour do conhecimento por espaços históricos e culturais do bairro onde estudam. A viagem pelo passado se inicia dentro do próprio colégio, que é um patrimônio cultural e foi a última morada do poeta Castro Alves. Da porta da escola em diante, existe um mundo a ser explorado, com diversos cenários reais, resistentes ao tempo e que servem para a contextualização das aulas da disciplina.

Os estudantes visitam locais como o Museu de Arte Sacra, Caixa Cultural, Feira do bairro, dentre outros, para despertar o sentimento de pertencimento, por meio do resgate histórico e vivências locais. A iniciativa faz parte do projeto “Dois de Julho: nosso bairro, nossa história” idealizado pela professora há três anos, dentro da proposta da educação integral. “Desenvolvemos atividades que exploram o campo histórico para que eles possam conhecer o entorno, valorizar a cultura local e se sentir cada vez mais integrados ao bairro”, explicou a professora.

O estudante Vinícius Pinto, 16 anos, do 8º ano, mora nas proximidades do colégio e contou que foi através da professora que ele teve a oportunidade de visitar pela primeira vez um museu. “Gosto muito da professora Celuta porque os passeios ao ar livre e em ambientes culturais são sempre divertidos e podemos aprender além dos livros. Ela se preocupa em mostrar cada detalhe e nos deixa a vontade para tirar dúvidas”, afirmou o estudante Rebeca Soares, 13, do 8º ano, não esconde o carinho que tem pela professora: “Celuta é sempre carinhosa e atenciosa com a gente. Do jeito que ela ensina é impossível não prestar atenção e aprender.” A estudante também disse que ficou encantada quando a professora levou a sua turma para conhecer o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). “É um lugar muito bonito e especial”.

 

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação

O aluno Bruno Santos de Oliveira, 18, está no 3º ano do Ensino Médio e declarou que vai sentir muitas saudades da professora Celuta quando concluir os estudos. “Ela é uma professora exemplar e acima de tudo uma amiga que posso contar quando precisar. Hoje me interesso mais por ambientes culturais devido ao incentivo dela em nos mostrar lugares legais que eu nem sabia que existiam na nossa cidade”.

 

A diretora da unidade de ensino, Rosa do Amparo Matos, também reconhece a importância da iniciativa “O uso dos espaços do entorno da escola é uma alternativa educativa para complementar os assuntos estudados em sala de aula, além de fazer com que os estudantes conheçam melhor os aspectos históricos e culturais do bairro Dois de Julho, onde muitos moram e frequentam”.

 

>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela professora Maria Celuta

>> Assista à homenagem dos estudantes à professora Maria Celuta

Notícias Relacionadas