Professora da rede estadual é selecionada para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento

A professora Karina Tavares de Freitas, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Piemonte Norte do Itapicuru, em Jaguarari (BA), está entre os 54 profissionais de Educação selecionados em todo o país para participar da semana de formação do Programa Missão Pedagógica no Parlamento. A ação, que vai ocorrer entre os dias 25 e 1º de julho, em Brasília, consiste em um curso de capacitação visando a aprendizagem e a socialização de saberes e práticas sobre como fazer da escola um espaço para a vivência de experiências e valores democráticos, voltados para o fortalecimento da cidadania.

Professora Karina Tavares de Freitas
Na Bahia, dos três educadores escolhidos pelo melhor desempenho para participar do programa, Karina irá representando a rede estadual. “Fiquei eufórica, nervosa e muito feliz, porque a experiência dará um diferencial no meu currículo e, sobretudo, será a minha primeira grande oportunidade de aprimorar os conhecimentos na minha área, que é a de desenvolvimento de projetos em sala de aula, relacionados à Educação e cidadania”, relata a professora, que leciona a disciplina Pesquisa e Intervenção Social e é mestranda em Ciências da Educação, pela Universidade de Madeira, em Portugal, além de acumular no currículo duas pós-graduação em gestão escolar e de pessoas, bem como a pós à distância em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, ainda em curso.

Durante o curso presencial, os participantes irão conhecer de perto o funcionamento da Câmara dos Deputados e aprofundar os conhecimentos sobre como trabalhar as temáticas de democracia, cidadania e Poder Legislativo com seus alunos. Após a capacitação presencial, a próxima etapa do programa será a participação em um modulo à distância para a elaboração de projetos de aplicação. “Defendo o investimento da formação e estou sempre disponível para compartilhar conhecimentos. Quando voltar, vou socializar a experiência com os colegas professores e apresentar-lhes o projeto que será desenvolvido em Brasília”, pontua a educadora.

Sobre o Programa – A Câmara dos Deputados desenvolve o programa Missão Pedagógica no Parlamento com o objetivo de oferecer aos educadores formação em Educação para democracia. Primeiro programa destinado a professores, realizado pelo Legislativo no âmbito federal, em sua sétima edição, a iniciativa proporciona aos professores, coordenadores pedagógicos e orientadores a oportunidade de participar de uma intensa semana de formação em Brasília-DF. O ingresso no programa se dá por meio da participação no curso à distância "Educação para Democracia e o Parlamento", para o qual se disponibiliza 16 vagas por Estado, totalizando 432 vagas.

A inscrição é feita por formulário eletrônico e as vagas são preenchidas por sorteio eletrônico. Em seguida, acontece o encontro presencial, em Brasília, que aborda conhecimentos relacionados à Educação para democracia nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em especial, o Parlamento. A outra etapa consiste em um módulo à distância, no qual os participantes irão desenvolver uma ação de educação para a democracia em sua comunidade escolar, de acordo com os princípios vivenciados durante a formação presencial, tendo como foco o Poder Legislativo.