Política de formação de professores é tema de evento

“A política de formação de professores e qualidade da educação básica”. Esse é o tema do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação ou equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras - Forumdir que acontece entre os dias 12 a 14 de dezembro de 2012, das 8h30 às 19h30 no Instituto Anísio Teixeira - IAT.

O fórum aprovou, em reunião realizada no período de 17 a 19 de setembro de 2012, na cidade de Uberlândia/MG, a efetivação de encontros nas cinco regiões do país, como uma forma de restabelecer e fortalecer na universidade o debate da política de formação de professores trazendo a cena o protagonismo das licenciaturas com a criação e consolidação dos fóruns de licenciaturas, estreitando dessa maneira o diálogo entre as instituições formadoras de professores.

Criado em 1992, o FORUMDIR tem por diretriz básica o fortalecimento do ensino público, gratuito e de qualidade em todos os níveis, em especial, dos Cursos de Pedagogia e das Licenciaturas como espaços, por excelência, da formação do Educador. Em toda a sua trajetória, o FORUMDIR tem contribuído de maneira ativa no debate de importantes temas do campo educacional brasileiro, principalmente nas questões relativas à formação dos profissionais da educação. Ao lado de outras entidades da área, o FORUMDIR tem participado em diferentes momentos e movimentos em defesa de uma educação pública e gratuita, comprometida com a construção de um ser humano para uma sociedade justa, solidária e igualitária.

O encontro tem como objetivos discutir a política de formação e atuação dos pedagogos para atuarem na educação infantil e anos iniciais (analisando a situação atual dos cursos de Pedagogia na Bahia e Nordeste); proporcionar o debate sobre a institucionalização dos Fóruns de Licenciaturas das IES; e, instigar a política de qualificação dos docentes das universidades.

•  PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

12/12/12 - FORUMDIR/FORPROF - Bahia

8h – Credenciamento FORUMDIR/FORPROF BAHIA

9h - Início das atividades conjuntas FORUMDIR/FORPROF Bahia

- Historicizar o papel do FORUMDIR/FORPROF BAHIA na política de formação de professores.

- Leitura e análise síntese do debate realizado XXXII Encontro Nacional do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Institutos de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR).

- Esclarecimentos do Regimento do Forumdir.

9h30 – Solenidade de abertura FORUMDIR/FORPROF BAHIA

Representantes do FORUMDIR e FORPROF

Representantes: Profª. Lisete Gomes Arelaro (Presidente FORUMDIR/ Diretora da Faculdade Educação USP), Profª Irene Mauricio Cazorla (IAT/FORPROF), Profª Emilia Peixoto Vieira (UESC/FORUMDIR NORDESTE)

10h30 - Palestra: As Universidades da Bahia e as Políticas de Formação de Professores

Convidados Reitores das Universidades da Bahia ou representantes

Coordenadora Mesa: Profª. Lisete Gomes Arelaro (Presidente FORUMDIR/ Diretora da Faculdade Educação USP)

14h - Grupos de trabalho (GTs): análise da participação das Faculdades-Centros de Educação em ações da Política Nacional e Regional de Formação de Professores: problemas, contradições, questionamentos; propostas de encaminhamentos;

16h30 - Plenária: Discussão de encaminhamentos para institucionalização dos Fóruns de Licenciaturas das IES, Política de qualificação dos docentes das universidades, participação no Simpósio Baiano de Licenciaturas; Inserção no Fórum Estadual de Educação – FEE/ Bahia; Discussão de Pauta de trabalho para o ano 2013.

18h -19h30 - Reunião com Diretores das Faculdades/Centros de Educação e Equivalentes das Instituições de Ensino Superior Públicas - FORUMDIR/BA

13/12/2012 - FORUMDIR Nordeste

8h – Credenciamento

9h - Solenidade de abertura FORUMDIR NORDESTE

Representantes da direção FORUMDIR Nacional, Região Nordeste, Representante FORPROF/BA

- Esclarecimentos do Regimento do Forumdir.

9h30 - Palestra: A formação docente na Universidade, especificamente sobre a formação pedagógica e as Licenciaturas nas Faculdades/Centros de Educação ou Equivalentes na região nordeste

Convidados: Diretores/as de Faculdade de Educação das universidades públicas do nordeste

11h – Debate

14h - Palestra: A política de formação e atuação do/a professor/a das diferentes licenciaturas