As Palavras, diálogos e o ato de educar. Live com Fátima Freire traz educadores à reflexão

Educadores dos 27 Territórios de Identidade da Bahia foram convidados a uma reflexão sobre o ato de educar, durante a live “Educar para transformar e ler mundos: princípios pedagógicos de Paulo Freire e suas relações com o contexto pandêmico”, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

A atividade, realizada no canal do IAT no Youtube, teve a mediação da professora e formadora Helaine Souza e contou com a participação do subsecretário do Estado da Bahia, Danilo Melo, da diretora pedagógica do IAT, Diana Melo, do professor e formador, Luciano Souza, além da palestrante convidada, Fátima Freire.

Representando o secretário Jerônimo Rodrigues, o subsecretário Danilo Melo enfatizou a importância da atividade. “É um momento importante de discussão dos rumos do país e ter uma atividade como esta, que nos traz os ensinamentos de Paulo Freire, que tanto contribuiu para as áreas da educação, da cultura, é de uma alegria enorme”, disse.

A live, uma das agendas da SEC para celebrar o centenário do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, também serviu para trazer as ideias freirianas tão necessárias para este período pandêmico. “A educação é um espaço de transformação, principalmente neste momento que estamos atravessando. Por isso não podemos desistir, precisamos resistir, re-existir”, afirmou Diana Melo.

As palavras e o ato de educar

“Qual o instrumento pedagógico, metodológico de um professor, dentro de sala de aula? É a palavra, o seu discurso. Por isso que não podemos falar de qualquer jeito, de qualquer forma. as palavras fazem coisas conosco e nós fazemos coisas com as palavras. Elas atravessam cada pessoa de uma forma diferente”, destacou a palestrante convidada, Fátima Freire. “Ao falar das palavras, nós falamos também sobre o aprendizado do ato de dialogar, fundamental para uma filosofia de educação que postula o processo de transformação e humanização do ser humano”, completou.

“Falar de Paulo Freire, como estamos falando neste momento, em que chamamos o educar para transformar e para ler mundos é compreender as diferenças. Isso é importante, porque os princípios pedagógicos de Paulo Freire eram pautados no respeito às diferenças. E se o princípio pedagógico é a palavra, nós precisamos falar para e com, não apenas para”, pontuou o professor e formador Luciano Souza.

Além de todo o debate sobre o pensamento freiriano e o contexto pandêmico, a live chamou atenção para o período de submissão de artigos acadêmicos para a Revista Estudos IAT. De acordo com a diretora Diana Melo, o prazo para educadores apresentarem seus trabalhos para submissão foi prorrogado até o dia 10 de setembro. Mais informações no Portal da Educação >> https://bit.ly/3sTSk5t