Ônibus leva teatro para a escola e atores encenam sobre alimentação saudável

Palavras-chave:
A magia do teatro envolveu os estudantes do Colégio Estadual Governador Otávio Mangabeira, localizado no bairro do Saboeiro, em Salvador. Eles assistiram, nesta terça-feira (31), a peça itinerante Sabor de Vitória, do projeto de teatro infantil Buzum, que aborda a alimentação saudável de forma leve e descontraída. O espetáculo gratuito foi apresentado em um ônibus adaptado como uma sala de teatro estacionado em frente ao colégio. A iniciativa conta com o patrocínio da CCR Metrô Bahia e apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.
 
Por meio da peça, os estudantes puderam entender o que determinados alimentos causam no corpo humano e agem diretamente em suas vidas. Além disso, o tema abordado leva a uma reflexão sobre a adoção de hábitos saudáveis de alimentação. A estudante Kayla Santos Oliveira, 10, do 5°ano, falou sobre o aprendizado com esta aula divertida. “Foi muito legal sair um pouco da sala de aula e assistir uma peça alegre e que alerta a gente a não comer muita besteira porque faz mal para a nossa saúde”, afirmou
 
Para Fábio Eduardo Moreira, 12, do 6°, a peça foi muito educativa. “Nunca pensei que fosse assistir uma peça dentro de um ônibus e achei isso muito interessante porque mostra a importância da alimentação saudável e acho que todos os estudantes devem assistir”, disse o estudante, ao comentar que possui uma alimentação saudável, pois consome regularmente verduras, legumes e frutas.
 
O professor de Ciências, Williams Araújo, também assistiu à peça junto com seus alunos e afirmou que vai contextualizar o conteúdo mostrado no espetáculo em suas aulas. “A peça é muito interessante, pois mostra a qualidade alimentar e, inclusive, é um conteúdo que nós estamos abordando no nosso projeto da horta escolar que estamos implantando no colégio”, comentou o educador.
 
Segundo o produtor da peça, Aldo Andreetta, o Buzum tem o objetivo de levar o teatro aonde as crianças estão, que são o público do projeto. “A proposta é facilitar a inclusão cultural e a formação de plateia do público infantil, de uma forma lúdica, mas com bastante conteúdo e todos os espetáculos têm uma temática que entrega para a criança muito mais do que entretenimento”, explicou.
 
Programação - O ônibus teatro do projeto Buzum também passará por outras unidades de ensino da rede estadual localizados em Salvador. Nesta quarta-feira (1), a peça será apresentada na Escola Estadual Solange Hortélio Franco – Tempo Integral; na quinta-feira (3), será a vez dos estudantes do Colégio Estadual Doutor João Pedro dos Santos e, na sexta-feira (3), o público será os estudantes do Colégio Estadual Victor Civita.
 
FESTE – A arte teatral promove o protagonismo estudantil nas escolas estaduais, por meio do projeto estruturante Festival Estudantil de Teatro (FESTE). As artes cênicas nas escolas constituem-se como o lugar dos distintos gêneros teatrais (auto, monólogo, comédia, drama, fantoche, ópera, revista, tragédia, tragicomédia) voltados para a ação emancipatória dos alunos.

Notícias Relacionadas