Oficina pedagógica prepara para as Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente

Palavras-chave:
Oficina pedagógica prepara para as Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Oficina pedagógica prepara para as Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Oficina pedagógica prepara para as Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Oficina pedagógica prepara para as Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Fotos: Alice Coelho - Asocm/IAT
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a por meio do Programa Ciência na Escola, promoveu, nesta quinta-feira (7), a “Oficina Pedagógica – Saúde e Meio Ambiente nas Escolas”. O encontro, direcionado para educadores da rede estadual, aconteceu na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e incluiu palestras e oficinas sobre mudanças climáticas, produção audiovisual e projeto de ciências. 
 
A atividade, realizada em todo o país, é uma preparação e incentivo para a 10ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), realizada pela Fiocruz a cada dois anos. Esta é a segunda oficina realizada na Bahia, tendo sido a primeira em Juazeiro no dia 6, e em Ipirá no dia 9. “Hoje é um dia de formação, para que os educadores entendam como se produz o material para submissão nas Olimpíadas”, explicou a coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa. A coordenadora informou, também, que a expectativa é que mais projetos sejam destaque nas Olimpíadas. “Temos conseguido, em todas as edições, projetos vencedores e que têm se destacado em todo o Brasil”, comemorou.
 
A professora de Língua Portuguesa, Mércia Silva Abreu, do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires coordenou um dos projetos premiados na 9ª edição da Olimpíada. “Nós fizemos um trabalho onde a comunidade estava inserida, publicamos um jornal sobre o uso da água. Entrevistamos moradores sobre as fontes do lugar, sobre o acesso e consumo da água”. A professora afirmou que tem a expectativa de inscrever novo projeto, mas ainda está amadurecendo a ideia. “É embrionário ainda, mas será nas áreas de saúde e meio ambiente, abordando a poluição do Dique do Cabrito e a proliferação de doenças”, contou.
 
A coordenadora Nacional da Olimpíada e vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, informou que o encontro tem também a finalidade de aproximar os educadores da Instituição. “Acreditamos que algumas iniciativas que já existem na escola podem ficar muito mais interessantes quando o educador é posto em contato com a instituição que produz o conhecimento naquela área ou temática”, afirmou.
 
Sobre as olimpíadas
É um projeto educativo bianual promovido pela Fiocruz, com intuito de incentivar o desenvolvimento de atividades em prol da Educação, da Saúde e do Meio Ambiente. Nesta edição, os projetos podem ser inscritos até 30 de junho de 2020, nas modalidades de produção de texto, produção audiovisual e projeto de ciências. As inscrições e regulamento para participação estão disponíveis no site https://olimpiada.fiocruz.br/.
 

Notícias Relacionadas