Mentorias orientam e fortalecem projetos de Aprendizagem Criativa

Palavras-chave:
Orientar, valorizar e fortalecer os projetos de aprendizagem criativa. É com este propósito que o Instituto Anísio Teixeira (IAT) está promovendo a etapa de Mentoria, das Residências Online de Aprendizagem Criativa. As 18 equipes selecionadas para participar das residências estão participando de encontros virtuais, com impulsionadores especialistas no tema. As Residências de Aprendizagem Criativa têm como objetivo oportunizar os educadores para desenvolver e implementar atividades de aprendizagem criativa. O projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do IAT.
 
“Tem sido uma experiência muito boa, desde o começo, quando nós sentamos para pensar em um projeto interessante que beneficiasse nossos alunos e até nós mesmo, para que pudesse se divertir e criar durante o processo. Tem sido muito rico e proveitoso”, a fala é da educadora Elisa Ribeiro, que integra a equipe Sertão Criativo. O grupo desenvolve o projeto "Mão na Massa - culinária, cartografia afetiva e aprendizagem" que faz o um mapeamento gastronômico da região, compreendendo a comida como um lugar de afetividade e resgatando receitas tradicionais utilizando plataformas digitais, conhecidas pelos estudantes, como o TIKTOK, para reproduzir esses produtos. Além de Elisa, participam da equipe as educadoras Jaqueline Oliveira e Danila Rabelo e o educador Paulo Henrique Mota, todos do  Território de Identidade do Semiárido Nordeste II - NTE 17.
 
Cada equipe participará de oito sessões, de até 1h, com especialistas em aprendizagem criativa de todo o Brasil. Elas deverão criar e aprimorar atividades pedagógicas que posteriormente serão aplicadas nas escolas dos integrantes da equipe.  As mentorias ficam a critério de escolha de cada grupo, eles selecionam da forma que acham que tem relação com a proposta dos seus projetos. Cada equipe pode marcar três encontros com o mesmo impulsionador.
 
“Nós deixamos cada equipe livre para escolher seus impulsionadores e criar seus projetos. Nosso intuito é valorizar o aprendizado dos educadores, a liberdade de escolha e autonomia das equipes para que elas possam encontrar o que for mais interessante para o que eles estão desenvolvendo”, explicou Iuri Rubim, diretor de Inovação e Tecnologia do IAT. Os encontros das residências são divididos em dois momentos, além das mentorias das equipes com os impulsionadores, toda sexta-feira os grupos participam de um encontro virtual aberto para socialização de experiências. 
 
O impulsionador Nathan Rabinovitch relatou como tem sido os encontros e as atividades durante as mentorias. “Falamos sobre Scratch e como pensar jogos, sobre as ferramentas, como funciona e como utilizar com os estudantes. Foi muito legal. Todos super interessados e dedicados”, explicou. Nathan fez mentoria para Equipe PlayToLearn, composta pelos professores Luiz Gustavo, Mohammed Luiz, Lídia Vidal e Gabriela Novaes, do Centro Estadual de Educação Profissional - CEEP de Guanambi. Eles estão desenvolvendo um projeto de games para trabalhar os conteúdos das disciplinas. 
 
As Residências de Aprendizagem Criativa são inspiradas nas residências artísticas - prática comum ao universo das artes. Adaptada para a educação, a prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas que possuem mais experiência em Aprendizagem Criativa.

Notícias Relacionadas