Mais dois projetos da rede estadual participam da 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

“Ao chegarmos à Febrace, não estaremos sós, vamos levar conosco a escola estadual da Bahia”, declarou Nildete Souza, professora do Colégio Estadual Simone Simões Neri, em Inhambupe e, também, coordenadora do projeto “A matemática visando a sustentabilidade a partir do consumo consciente de energia elétrica”. Desenvolvido pelos estudantes Davi Bruno Lisboa e Isleno Luiz Santos, o projeto foi selecionado para a 13ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), que acontece de 16 a 20 de março, em São Paulo.

O objetivo do projeto é a conscientização do uso da energia de forma sustentável, mediando à sensibilização, a ação e a educação quanto ao consumo.  “A relevância social é algo muito forte no projeto, pois conscientiza, informa, orienta e comprova mediante cálculos matemáticos que quando todos consumirem energia de forma sustentável teremos ganhos reais, pois com a economia asseguramos a existência dessa fonte de energia”, explanou Nildete Souza.

Estudante do 3º ano do ensino médio, Davi Bruno, fala com orgulho sobre a importância da participação na Febrace.  “Para mim, como estudante da rede pública, é um orgulho muito grande participar da Febrace e saber que o nosso projeto foi escolhido entre os melhores e será visto por alunos de outros estados”, disse.

“Robôs de materiais reciclados, uma alternativa para a iniciação científica na educação básica” é outro projeto da rede estadual que participará da 13ª edição da Febrace. Orientado pelo professor Domingos Silveira e desenvolvido pelos estudantes Elizio das Virgens e Fábio do Reis, do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, de Itapicuru, o projeto mostra a composição de protótipos de robôs com a utilização de materiais reciclados. “O objetivo do nosso trabalho é sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do lixo urbano, e fazer com que os conceitos da educação científica sejam introduzidos nas aulas”, ressaltou Elizio.

“A Febrace estimula o estudante e o professor da educação básica brasileira a produzir projetos científicos. É bastante gratificante e recompensadorestar neste evento, visto que nossos alunos terão a oportunidade de demonstrar seu trabalho a nível nacional”, completou o professor.

Mais projetos – Os projetos “Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem”, desenvolvido por estudantes do Centro Educacional Antonio Honorato, no município de Casa Nova; “Elaboração de um modelo telha de fibrocimento adaptada para um sistema de aquecedor solar integrado”, desenvolvido por estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (Ceep), em Alagoinhas e “Fortalecimento da identidade negra e quilombola em Antonio Cardoso”, do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, em Antônio Cardoso foram indicados pela Feira Baiana de Ciências e Matemática (Feciba) e representarão a rede estadual de ensino na Febrace, este ano.

Feciba – Educadores, estudantes e gestores da rede estadual de ensino da Bahia já podem organizar as feiras regionais, com vistas à 5ª Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba). As etapas regionais devem acontecer entre 24 de agosto e 26 de setembro. A Feira de Ciências e Matemática da Bahia é fruto da realização das Feiras Escolares de Ciências e Matemática que se constituem na culminância das atividades desenvolvidas no Programa Ciência na Escola, Gestar na Escola, Pacto Ensino Médio e Emitec.