Livro traz experiências e práticas didáticas do Emitec

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A prática pedagógica e as experiências educacionais do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) compõem o terceiro volume do livro “Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e práticas – volume 3", lançado nesta quinta-feira (26/11), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A publicação, que reúne textos, artigos e orientações que subsidiam os educadores para superar os desafios do ensino a distância foi organizada pela coordenadora do Emitec, Letícia Machado. 

O livro traz as experiências pedagógicas e didáticas dos educadores do Emitec, além de orientações técnicas sobre o uso da tecnologia. “Esta terceira edição traz capítulos de todas as áreas do conhecimento e traz como novidade, um novo capítulo sobre a concepção geral do nosso trabalho dentro do Emitec”, explica Letícia Machado.
 
Lançamento do livro do Emitec
Presente no lançamento do livro, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, pontuou que o Emitec alcança uma parcela da população que, historicamente teve as ofertas educacionais negadas por causa do distanciamento dos grandes centros. “Muitos estudantes que antes não tinha perspectiva, por estarem em áreas remotas, hoje estão chegando aos bancos das universidades. Isso é motivo de orgulho para a rede estadual”, comemorou o secretário, lembrando que o Emitec foi construído e tem toda a sua produção feita por professores da rede estadual.
 
Diretor geral do Instituto Anísio Teixeira, onde funciona o Emitec, Nildon Pitombo destacou a importância do registro das experiências da oferta nos três volumes já publicados. “Temos que comemorar essa prática de produzir, registrar e compartilhar este ‘saber pedagógico’. É importante para que possamos dar um retorno para nossa sociedade, seja para leitura ou estudos”. 
 
Emitec – O Emitec usa a tecnologia e a interatividade para levar o ensino médio aos estudantes das áreas remotas da Bahia. O programa possui uma dinâmica diferenciada com aulas transmitidas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas pelo Estado. Nas telessalas, os alunos contam com a presença de professores mediadores, que fazem a interlocução de dúvidas para os professores em estúdio e aplicam as avaliações, que são por área e interdisciplinares. 
 
 

Notícias Relacionadas