Live destaca importância do Prêmio Luís Henrique Dias Tavares e produção cientifica e literária sobre a Bahia

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), realizou, nesta quinta-feira, a live “O currículo e as lutas da Independência da Bahia”, na qual destacou-se a importância do Prêmio Luís Henrique Dias Tavares e das produções científicas e literárias em torno da história das lutas da Independência da Bahia. Durante a transmissão foi discutida, também, a relação do tema com os currículos no contexto educacional.
 
A atividade, transmitida pelo canal do IAT no Youtube, contou com as participações da professora Patrícia Maciel de Souza e do professor Carlos Antônio Barros de Oliveira e com a palestra do pesquisador e historiador José Augusto Luz. 
 
“Quero ressaltar a importância dos historiadores, aqueles que contribuem para relatar, analisar as histórias estratégicas importantes e, através do professor Luís Henrique, neste edital, neste prêmio, a gente convoca seus pares a ajudar a construir esta produção literária em torno da Bahia”, destacou o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues.  Para o secretário, este é um tema que deve ser referenciado, pois é a história contada pelos baianos. “Não percamos a oportunidade que temas como este podem ser lidos e relidos, dialogando com o nosso currículo Bahia”. E acrescentou ainda: “Nós queremos reanimar a história e fazer uma ponte com a história de fato acontecido e o mundo contemporâneo”. 
 
A diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, salientou dois aspectos importantes sobre o prêmio e as lutas da Independência da Bahia. “Esta é uma reverência a um grande professor e marca dois caminhos. O primeiro é o reconhecimento histórico de um professor e da história que conta, escreve, pesquisa e aprofunda. E a segunda via que é levar a todos os cantos da Bahia a importância da história do nosso Estado, que nos constitui como sujeito histórico e que pensa como sujeitos que constroem história”, afirmou.
 
Para o superintendente da Coordenação de Projetos Executivos da SEC, Marcius Gomes, a deferência ao professor Luís Henrique Tavares destaca a sua história como professor, pesquisador e historiador. “É uma oportunidade neste momento, através do edital, deste prêmio, que nossos professores possam se dedicar à produção de conhecimento, reafirmando os espaços de luta pela Independência da Bahia”, comemorou.
 
Palestrantes dialogam sobre currículo, história e identidade baiana
 
A professora Patrícia Maciel de Souza abordou a importância dos estudos da temática para o conhecimento e reconhecimento dessas histórias para a formação da identidade do povo baiano e reforçou as possibilidades de participação no prêmio. “As pessoas que não farão um texto no campo científico terão possibilidade de fazer no âmbito literário e, como a gente vê, a história e a ficção podem sim andar juntas. O prêmio faz este chamado para que façam uma obra de ficção, um poema, um conto, uma crônica, um romance, mas que tragam as lutas da Bahia que vão culminar no 2 de julho”.
 
Para o professor Carlos Antônio Barros de Oliveira, o Prêmio Luís Henrique Dias Tavares incentiva a reinterpretação da história. “Falar do historiador Luís Henrique Dias Tavares e deste concurso de produções literárias sobre sua obra, bem como a importância dele para a discussão de lutas de independência da Bahia, é recuperar e chamar a atenção da academia em tempos de descolonização do conhecimento, recuperando o seu modo historiográfico que serve de base para a gente interpretar e reinterpretar os fatos históricos dentro do seu contexto”, ponderou.
 
Já o pesquisador e historiador José Augusto Luz falou da importância do currículo e das culturas escolares e a representatividade do 2 de julho. “Precisamos levar em consideração as histórias regionais e locais, a necessidade de pensar dentro dos sistemas curriculares as dimensões em cada Estado”. E ainda complementou: "A gente tem o currículo oficial, o currículo que é vivenciado, e o currículo que é colocado em prática, impactado por uma série de vicissitudes, do gerenciamento do professor, da gestão escolar, das políticas públicas e outros que precisam ser pensados”, concluiu. 
 
Inscrições seguem até 16 de setembro
 
O prêmio Luís Henrique Dias Tavares, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, segue com inscrições abertas até o dia 16 de setembro. É uma homenagem ao professor Luís Henrique Dias Tavares, historiador e escritor brasileiro, em virtude das suas inúmeras contribuições ao estudo da História da Bahia.
 
Podem participar docentes, discentes, profissionais técnico-administrativos em exercício da Educação Básica e da Educação Superior e, também, pesquisadores/estudiosos da rede pública estadual de educação da Bahia.
 
Para saber mais informações sobre as formas de participações, clique aqui.

Notícias Relacionadas