IV Seminário Regional promove troca de experiências entre orientadores

A troca de experiências entre orientadores de estudos foi o foco do IV Seminário Regional do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, realizado nesta quinta-feira (18/12), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, com a participação de representantes das Diretorias Regionais de Educação de Salvador (Direc 1A e 1B). Projeto estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, focado na melhoria da qualidade do ensino nas escolas estaduais, a partir da formação do professor, o Pacto vem fortalecendo a dinâmica em sala de aula e beneficia, diretamente, cerca de 500 mil estudantes do ensino médio.

Culminância PNEM - Foto: Roberta Rodrigues - Educação
“O compartilhamento de experiências, durante o seminário, contribui para a consolidação de um projeto que possibilita trabalhar o currículo escolar a partir do perfil do estudante, ou seja, quem é esse aluno, qual é a história dele e o que podemos fazer para que ele aproveite ao máximo a sua experiência de aprendizagem. Pensando o perfil do estudante, repensamos, também, as nossas práticas pedagógicas”, destacou a coordenadora do projeto, Valuza Saraiva.

Ao longo do dia, gestores, orientadores e estudantes falaram sobre experiências ligadas ao Pacto. Entre as ações relatadas durante o seminário, destaque para os professores do Colégio Estadual Doutor Mário Augusto Teixeira de Freitas, no bairro de Nazaré, em Salvador, que fizeram um levantamento de perfil de 1.800 alunos. A partir desta análise, foi possível adequar um currículo que atendesse à realidade dos estudantes, tanto os jovens que pretendem ingressar no ensino superior, quanto aqueles que possuem a necessidade imediata de formação profissional.

O encontro, que foi aberto com uma apresentação cultural dos estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, contou com a participação de dirigentes da Secretaria da Educação do Estado, coordenadores do Pacto, gestores das Direc e professores formadores regionais.