Instituto Anísio Teixeira realiza videoconferência “Trilhando o conhecimento Científico”

O Instituto Anísio Teixeira, órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realiza no próximo dia 15 de junho, a videoconferência “Ciência na Escola – Trilhando o conhecimento Científico”. A atividade, que faz parte do calendário do Programa Ciência na Escola, terá início às 14h e visa socializar as boas práticas dos estudantes envolvidos na iniciação científica da rede estadual e conhecer suas experiências e premiações em eventos locais, estaduais, nacionais e internacionais.

O encontro contará com a participação das estudantes Beatriz Pereira, 17 anos, e Thayná Almeida premiadas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e na International Science and Engineering Fair – Intel ISEF, nos Estados Unidos, onde apresentaram um projeto sobre a identidade negra e quilombola no município de Antônio Cardoso.

“O nosso objetivo é que os estudantes relatem as suas experiências e mostrem o que vem mudando em suas vidas por conta da iniciação científica promovida pelo Ciência na Escola. Vamos dar voz aos alunos, para que outros se sintam motivados a participar das feiras científicas”, ressaltou  a coordenadora do programa, Shirley Costa.

Ciência na Escola - É uma ação estruturante da Secretaria da Educação da Bahia que objetiva elevar aprendizagens prioritárias em que se inclui a alfabetização científica e tecnológica de professores e estudantes. Para isso, fomenta na sala de aula a pesquisa da prática docente e o incentivo ao protagonismo juvenil. As ações do programa têm como produto principal, a participação de professores e estudantes na Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba).

 

Programação:

14h - Apresentação do vídeo institucional: Programa Ciência na Escola (PCE).

14h10 - Abertura institucional.

14h30 - Roberto Santos acolhe o Ciência na Escola.

14h50 - Apresentação das estudantes Beatriz e Thainá premiadas na International Science and Engineering Fair – Intel ISEF.

15h10 - Diálogo com Roseli Lopes (Coordenadora da FEBRACE/USP)

15h40 - Apresentação do estudante Bruno Lopes (aprovado na UFRB no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental).

16h - Marcos Vannier (FIOCRUZ) colabora com a proposta inovadora do PCE

16h30 - Relatos de estudantes premiados em eventos estaduais, nacionais e internacionais.

17h Relatos de estudantes aprovados em universidades após a iniciação científica na Educação Básica

17h30 - Encerramento

 

 

 

Notícias Relacionadas