Inscrições do Projeto Inclusão em Pauta são prorrogadas.

Palavras-chave:

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), prorrogou, até o dia 1º de maio, as inscrições para a segunda edição do projeto Inclusão em Pauta, que tem como foco, a formação continuada de gestores, professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino da Bahia. As inscrições podem ser feitas através do Portal da Educação acessando aqui. A relação de inscritos será divulgada no dia (06/05), e a abertura da atividade ocorrerá no dia (08/05), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

O Projeto

O Projeto ‘Inclusão em Pauta’ tem a finalidade de proporcionar subsídios pedagógicos na Formação Continuada dos Professores, fortalecendo seu trabalho na necessidade de transformar os espaços formativos da sala de aula em ambientes capazes de ir além da inserção dos alunos com deficiências e transtornos, acolhendo-os como cidadãos com seus direitos à educação. 

A formação continuada Inclusão em Pauta/2019, nessa segunda edição vem com nova temática. Com considerações sobre como vem sendo processada a avaliação da aprendizagem desses alunos e com a construção do diagnóstico baseado nessa avaliação. Adequação curricular à práxis pedagógica, através do PDI/PEI no contexto da deficiência e transtorno – Elaboração do Planejamento inclusivo. Importante destacar também a contribuição para a democratização do ensino público de qualidade dos profissionais de educação no que se refere à Educação Inclusiva, intervindo, didaticamente, de forma consciente, no desenvolvimento global dos alunos. Nesta segunda edição, contamos com instituições parceiras como o  CEEBA, CAS WILSON LINS ,  APAE,COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - NAAH/S, PESTALLOZI, COORDENAÇÃO E MOBILIDADES DAS CLASSES HOSPITALARES E DOMICILIARES, CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO AO DEFICIENTE VISUAL, INSTITUTO DOS CEGOS além da COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO /COLÉGIO VITOR SOARES.

Os interessados em participar devem ficar atentos às 250 vagas presenciais que estão disponíveis. As inscrições podem ser realizadas no período de 28 de março a 01 de maio de 2019, acessando o site do portal da Secretaria de Educação/Educadores: http://educadores.educacao.ba.gov.br

Para Marigracia Queiroz Coordenadora da Formação do Inclusão em Pauta, “Capacitar e incluir os alunos com deficiência de transtorno, passa por qualificar os professores que em sua maioria não tiveram a formação na universidade, a LBI – Lei Brasileira da Inclusão, veio para garantir que o direito das pessoas com deficiência seja respeitado, garantindo acesso à educação, transporte, justiça, saúde, informação, que é um dos grandes trunfos da Lei. Enxergando cada vez mais a educação como inclusiva e cada vez menos como especial. Não adianta conhecer a legislação e não saber como colocar em prática. É nesse ponto que o Projeto Inclusão em Pauta toca, seguindo as diretrizes da LBI e da Meta 4 da PNE, promovendo parceria com instituições privadas, filantrópicas e ou conveniadas com o poder público, oferecendo aos professores e coordenadores um entendimento na construção de um sistema educacional inclusivo.” Afirmou. 

 

Fonte: Ascom IAT

Notícias Relacionadas