Inscrições abertas para professores da Educação Básica atuarem no Programa Residência Pedagógica e PIBID

Estão abertas as inscrições para a seleção de professores da rede estadual e municipal de educação que desejam atuar como preceptores ou supervisores do Programa Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), respectivamente, por meio de editais internos elaborados pelas Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia.

Os professores da rede interessados em participar do processo de seleção a ser realizado por cada Instituição de Ensino Superior (IES) deverão atender aos seguintes requisitos básicos: Ser profissional do magistério da Educação Básica, em efetivo exercício, na rede pública de ensino; estar em exercício há pelo menos dois anos na educação básica com prática efetiva de sala de aula; ser professor na escola participante (habilitada pela Secretaria Estadual de Educação e estar atuando em componente curricular ou na etapa correspondente à habilitação); e no período de vigência da bolsa, dedicar-se às atividades do PIBID e do Residência Pedagógica, sem prejuízo de suas atividades docentes regulares.

A Secretaria Estadual de Educação, por meio da adesão ao Programa Residência Pedagógica e ao PIBID (Editais CAPES 01 e 02/2020) realizou habilitação de, aproximadamente, 420 unidades escolares da rede estadual de ensino, em todos os Territórios de Identidade, a partir da articulação junto às Universidades para a formação de professores. Importante destacar o aperfeiçoamento das práticas docentes, nesta parceria colaborativa, a partir da interação entre pares que assumem papéis específicos nos processos de reflexão e de intervenção.

Ambos os programas fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), que possibilita a iniciação à docência dos estudantes das licenciaturas das Instituições de Ensino Superior em loco com as experiências e estruturas da Educação Básica.

Para conhecimento das unidades escolares, subprojetos e acompanhamento de referidos editais das IES, importante o acesso aos sites da UNEB, UESC, UESB, UEFS, UFBA, UFRB, UFOB, UFSB, IFBA, IFBaiano, UNIVASF, UNILAB e UCSal. Links para acesso aos editais UFBA, com inscrições já em andamento:  www.pibid.ufba.br e www.residenciapedagogica.ufba.br

Página UNEB, com inscrições já previstas entre os dias 25 de setembro a 26 de outubro:  Mais informações também poderão ser obtidas junto aos Núcleos Territoriais de Educação e/ou com as Pró-Reitorias de Graduação das Instituições de Ensino Superior supracitadas.

PIBID - Por meio do programa, estudantes são inseridos no universo das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. O programa mobiliza os professores das escolas como coformadores dos futuros docentes e torna as escolas protagonistas nos processos de formação pela possibilidade de reflexão sobre a prática profissional no cotidiano.

RP - O Programa Residência Pedagógica objetiva o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Um dos diferenciais da Residência Pedagógica é a estratégia de integração entre escolas, universidades e secretarias de educação; aproximação da formação acadêmica das reais demandas do ensino público.