Inscrições abertas para o Concurso Aprender e Ensinar

Palavras-chave:

Estão abertas, até 26 de novembro, na página  www.aprenderensinarts.com.br, as inscrições para o 3º Concurso Aprender e Ensinar - Tecnologias Sociais, promovido pela revista Fórum e Fundação Banco do Brasil. Neste ano, os seis vencedores ganharão uma viagem para a Tunísia, onde vão participar do Fórum Social Mundial 2013, de 23 a 28 de março. Além disso, 64 finalistas ganham um tablet e todos os inscritos ganham uma assinatura semestral da revista.

Esta é a terceira edição do concurso, que busca reconhecer, apoiar e disseminar o uso de tecnologias sociais na educação. O concurso é um espaço para expor boas ideias e ações simples que geram frutos e impactos positivos para a escola e a comunidade.

O professor José Francisco Siqueira, premiado pela região Nordeste, em 2010, realizou um grande projeto junto a seus alunos a favor da conscientização ambiental.  José, que mora na cidade de Vera Cruz, no Rio Grande do Norte, percebeu que o resíduo do processo de fabricação de farinha de mandioca, a manipueira, possuía uma destinação inadequada, contribuindo para a poluição da lagoa da comunidade, que possui mais de mil moradores. A manipueira, que antes degradava o meio ambiente, atualmente é utilizada na horta da escola e na agricultura local. 

O projeto conseguiu diversas parcerias. Entre elas, estão o Serviço Nacional de Aprendizagem Regional (Senar) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com a verba de um prêmio conquistado pelo projeto, foram adquiridos materiais necessários para a construção de tanques de biorremediação, para armazenar a manipueira nas oito casas de farinha da comunidade, e um caminhão pipa, para transportar o resíduo.

A professora Ednalva Pinheiro dos Santos Oliveira, de Arapiraca (AL), vencedora do 1º concurso em 2008, também contribuiu em prol da comunidade com o seu trabalho. Ednalva criou o projeto: Saúde que vem da Terra: Farmácia Viva.
 
A educadora desenvolveu com o auxilio dos alunos uma horta com plantas medicinais. A iniciativa levou os pais a se interessarem em fazer chás, xaropes e pomadas a partir de produções semelhantes. Por conta da grande aceitação da Farmácia Viva, a escola conseguiu selo da Unicef e participou da mostra do Instituto Lagoa Viva da Braskem em Maceió, capital do estado.

Concurso - Podem participar professores da educação básica, vinculados à rede pública, institutos federais, escolas técnicas públicas e espaços não formais de educação, como EJA e ONGs.

Os 64 finalistas selecionados irão a Brasília participar de seminário sobre tecnologia social na educação, com todas as despesas pagas pelo concurso. Serão dois de cada estado do país e 10 de institutos federais. Os finalistas ainda receberão um tablet e um troféu. No seminário, serão divulgados os vencedores (um de cada região – Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Norte e Nordeste - e um de instituto federal). Todos os professores que se inscreverem no concurso ganham uma assinatura da revista Fórum até abril de 2013, um livro sobre o tema e passam a integrar a rede de educadores Aprender e Ensinar.

Fonte: Revista Fórum

Notícias Relacionadas