Inscrições abertas para especialização em Educação do Campo ofertada pela UNEB em parceria com a SEC

Estão abertas, até o dia 21 de janeiro de 2022, as inscrições para 500 vagas do curso de Especialização Lato Sensu em Educação do Campo, voltado a professores das redes estadual, municipal e educadores populares. A especialização, ofertada mediante parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), é voltada para professores das redes estadual, municipal e educadores populares. Os interessados devem realizar a inscrição no site www.ssppg.uneb.br, mediante envio da documentação especificada no edital da seleção.

Confira o edital aqui: https://bit.ly/3GZkKAI

Do quantitativo de vagas, 300 são em parceria com a SEC e 200 são ofertadas pela UNEB, através do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Paulo Freire (CAECDT), para atender às demandas territoriais. O processo seletivo consiste em três etapas: homologação das inscrições, análise do currículo vitae ou lattes e análise da carta de intenções. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 10 de fevereiro de 2022, no site www.pgeducampo.uneb.br.

Poliana Reis, coordenadora da Educação do Campo da SEC, falou sobre a importância do curso para a rede. "A especialização será um passo importante para a organização curricular e metodológica da educação baiana, condizente com o campo. Ressalto a importância da parceria com o Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Paulo Freire da UNEB, que é referência no segmento e com os movimentos sociais, em especial o Fórum Estadual de Educação do Campo", afirmou.

Metodologia – A Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Educação do Campo tem como objetivo principal formar profissionais que atuam diretamente na rede pública de ensino, educadores populares e sociais que desenvolvam projetos ou ações socioeducativas envolvendo a população do campo, visando à valorização e a qualificação dos profissionais da Educação no e do Campo.

O curso será ofertado na modalidade modular/regime de alternância, sua carga horária está distribuída da seguinte forma: 365 horas aulas acontecerão no Tempo Universidade e 115 horas aulas no Tempo Comunidade, totalizando 480 horas. O período de duração do curso é de 12 meses (mínimo) e 15 meses (máximo). As aulas acontecerão às quintas-feiras, sextas-feiras e sábados em dois turnos, uma ou duas vezes por mês, nos seguintes horários: 8h às 12h e 13h30 às 17h30 e, excepcionalmente, 19h às 22h30.

*Com informações da ASCOM UNEB