IAT realiza oficina de Origami

Fotos: Roberta Rodrigues

Dando continuidade ao projeto Oficinas criativas, aconteceu  nesta segunda-feira (22/09), na Biblioteca do Instituto Anísio Teixeira ( IAT), a oficina de Origami, ministrada pela  professora Cristiane Forster – Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia e em Educação Artística com licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Católica do Salvador; e ainda com formação em Arteterapia e pós-graduada em Arte na Educação e em Metodologia do Ensino Superior.

Para a professora Cristiane, que trabalha com a arte do Origami à mais de 20 ano, essa é uma arte que pode ser desenvolvida por crianças, Jovens e adultos.  “Por ela ser uma arte, o origami pode ser usado para tratamento, para arteterapia e também na educação. Pois desenvolve  a criatividade, a alto estima ,a solidariedade e faz bem a cabeça já que ela exercita a área da nossa capacidade cognitiva além do mais, a arte do origami trabalha os dois hemisférios do  nosso cérebro, pois é necessário usar as duas mãos, é uma arte que faz você ficar viva e ajuda na sua saúde mental”, destacou Cristiane.

“É uma arte que trabalha o interior, o relaxamento, a tensão, e ao ver as peças da professora eu achei que não fosse conseguir desenvolver, mas a arte nos envolve de tal maneira que a gente esquece o que está a nossa volta” relatou a cursista Andre Teixeira.

A oficina faz parte do projeto Oficinas Criativas, desenvolvido pela Diretoria de Formação E Experimentação (DIRFE), do Instituto e tem como objetivo mobilizar e socializar a biblioteca do IAT  fazendo com que seja  um espaço onde aconteça saraus, palestras, apresentações de teatro, oficinas e muito mais.